Conheça 7 aplicativos para pessoas com deficiência

6 minutos para ler

Todos utilizam constantemente as tecnologias no dia a dia, mais especificamente, os smartphones. E como esses aparelhos passaram a possuir cada vez mais recursos e importância em nossas vidas, por que não utilizá-los para ajudar pessoas com deficiência?

Pensando nisso, muitas empresas têm desenvolvido diversos aplicativos com o intuito de trazer mais acessibilidade para pessoas com deficiência, seja alguma deficiência visual, locomotora, auditiva ou até algum distúrbio ou desvio de aprendizagem.

Bem legal, não é? Então continue lendo e descubra 7 aplicativos bem úteis para pessoas com deficiência.

Tecnologia e Acessibilidade

Conforme a tecnologia avançava e as pessoas foram percebendo os benefícios que ela trazia, no decorrer dos anos empresas e governos passaram a refletir as questões das pessoas com deficiência, de como as tecnologias poderiam auxiliá-las de acordo com suas particularidades.

Sendo assim, diversas tecnologias passaram a ser projetadas ou adaptadas para trazer mais acessibilidade para essas pessoas, seja na educação, ambiente de trabalho, mobilidade urbana ou situações do dia a dia.

Para definir melhor essa combinação entre tecnologia e acessibilidade, foi criado o termo assistive technology, em 1998, dentro da legislação norte-americana, sendo posteriormente trazido e traduzido no Brasil como tecnologia assistiva (TA).

Sendo esta uma área do conhecimento que, por meio de dispositivos, técnicas e processos, visa promover e melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

Aplicativos para pessoas com deficiência

Dentro desse enorme campo multidisciplinar das TAs, temos visto nos últimos anos o surgimento de diversos aplicativos mobile direcionados a promover a acessibilidade, ajudar e melhorar a vida de pessoas com deficiência.

Sem mais delongas, vejamos alguns aplicativos úteis para pessoas com deficiência:

1.    Hand Talk

Projetado para pessoas com deficiência auditiva ou interessadas em aprender linguagens de sinais, foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo de Inclusão Social.

Hand Talk é um tradutor automático de textos e áudios para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para a Língua Americana de Sinais (ASL), utilizando um personagem 3D de inteligência artificial.

Com vídeos educativos para crianças e adultos, a possibilidade de tornar qualquer site acessível em linguagem de sinais e diversos outros recursos, o aplicativo pode ser obtido gratuitamente em sistemas operacionais IOS e Android.

2.    Guiaderodas

Feito para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o aplicativo fornece informações sobre as condições de acessibilidade de muitos locais.

Para isso ele conta com um sistema alimentado pelos próprios usuários, com comentários e notas, que avaliam as condições de acessibilidade do local, podendo ser acessível, parcialmente acessível ou não acessível.

Ficou interessado e quer testá-lo? Baixe-o gratuitamente no Android ou IOS.

3.    Wheelmap

Parecido com o aplicativo anterior, embora um pouco menos utilizado e conhecido aqui no Brasil, Wheelmap possibilita encontrar locais acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo seu banco de dados nutrido por uma comunidade de usuários, podendo ser completamente acessível, parcialmente acessível ou de jeito nenhum.

Além de ser gratuito no IOS e Android, este aplicativo possui uma versão Web disponível em seu website.

4.    Be my Eyes

Já neste aplicativo para pessoas com deficiência visual, uma rede de voluntários auxiliam pessoas cegas a identificar objetos, textos e lugares por meio de videochamadas.

A pessoa cega se cadastra no aplicativo e pode solicitar ajuda quando encontrar algum problema referente à sua falta ou comprometimento de visão, e então os usuários da plataforma sem deficiência visual podem ajudá-la.

Claro, para isso é necessária conexão a internet, de áudio e vídeo em tempo real entre a pessoa que precisa de ajuda e o voluntário.

Também disponível de forma gratuita para dispositivos IOS e Android, o número de usuários no aplicativo vêm aumentando, valendo a pena indicar para alguém que possa precisar ou esteja disposto a ajudar.

5.    eSSENTIAL Accessibility

Dependendo da deficiência, utilizar o computador pode se tornar um desafio e tanto. Pensando nisso, um aplicativo muito útil para essas pessoas é o eSSENTIAL Accessibility.

Disponível gratuitamente para computadores Windows, Mac e smartphones Android, esta ferramenta oferece teclado na tela, zoom em textos e imagens.

Também possibilita a substituição do teclado e mouse por uma webcam, que permite navegar na internet por meio do movimento da cabeça ou a mão, ou um microfone para execução de comandos de voz e entre outros recursos.

6.    Aramumo

Desenvolvido em território nacional por estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), este aplicativo, mais especificamente um jogo, tem sido muito utilizado para tratamento e auxílio de crianças com algum distúrbio ou desvio de aprendizagem.

Embora seja utilizado especialmente para casos de dislexia, esse jogo também pode ajudar em outras situações de distúrbio de aprendizagem.

O jogo consiste basicamente em ouvir um conjunto de palavras e depois tentar encaixar suas sílabas em palavras-cruzadas.

Apesar de gratuito, este aplicativo no momento só está disponível para Android.

7.    TelepatiX

Criado para pessoas que não conseguem falar e têm movimentos limitados, este aplicativo oferece uma comunicação alternativa por meio de um teclado mais otimizado, facilitando a comunicação para essas pessoas.

Oferecendo um alfabeto na tela, a pessoa recebe sugestões de palavras e frases, respostas rápidas como Sim e Não, vocalização da frase digitada e suporte para sete idiomas. Há até mesmo a possibilidade de escrever pela varredura do piscar de olhos, por meio de um acessório externo.

O aplicativo pode ser utilizado em sua versão web ou adquirido para Android, e possui a versão gratuita, que utiliza apenas a tela como acionador, ou os planos pagos, que possibilitam a utilização de dispositivos externos, por USB ou Bluetooth, como teclados acessíveis, óculos específico para utilização da varredura e demais dispositivos do gênero.

Depois de conhecermos esses 7 aplicativos, pudemos ver que bastante coisa tem sido feita em tecnologias assistivas para pessoas com deficiência.

Muitas empresas e organizações estão criando e desenvolvendo cada vez mais aplicativos e ferramentas assistivas, ajudando e melhorando a qualidade de vida de pessoas com os mais variados tipos de deficiências.

E aí, gostou das nossas dicas de aplicativos para pessoas com deficiência? Já conhecia um ou mais desses aplicativos? Deixe aí nos comentários o que achou do post e nos siga no Instagram e no Facebook, para que sempre fique sabendo quando tivermos mais dicas e informações úteis para você.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-