A cadeira de rodas e suas evoluções

3 minutos para ler

A cadeira de rodas é algo conhecido por muitas pessoas, mas você sabe como surgiu a companheira dos cadeirantes? Então vamos te contar a história de seu surgimento e sua evolução.

A cadeira de rodas foi inventada no Egito e era como um carrinho que tinha a função de transportar as pessoas, mas existem relatos gregos de que o Deus grego, Hefesto, no século IV a.c. aparece sentado em uma cadeira de rodas.

Anos depois, em 1595 o rei da Espanha, Fillipe II usou uma cadeira de rodas, mas esta já era mais moderna, reclinável e tinha até apoio para os pés.

Para se ter uma cadeira de rodas era necessário fazer encomenda, pois não tinha uma produção em longa escala. Seu modelo era muito diferente do atual, era parecido com uma poltrona mas sobre rodas, aliás duas grandes atrás e duas pequenas na frente e pesavam 25 Kg.

Evolução 

O Relojoeiro e paraplégico Stephan Flarfler, em 1655, criou um modelo de cadeira de rodas triciclo, que além de muito confortável ainda podia ser controlada pelo próprio cadeirante.

Em 1933 o americano Hebert A. Everest fez a encomenda de uma cadeira de rodas que desse para ser transportada em um carro e foi aí que o engenheiro H.C. Jennings inventou um modelo dobrável, modelo esse que é bem similar com os atuais, a cadeira de rodas dobráveis foi patenteada e usada por muitos anos com a marca Everest & Jennings.

Cadeira de Rodas Motorizada e Elétrica

A invenção de novas cadeiras de rodas foram evoluindo cada vez mais, em 1916 foi feita uma tentativa de criar uma cadeira motorizada, porém  na época não teve sucesso comercial.

Mas foi em 1956 que a empresa Everest & Jennings, que foi a mesma a fabricar as cadeiras dobráveis, foram os responsáveis por criar em grande escala a cadeira de rodas motorizadas.

Já a primeira cadeira de rodas elétrica foi inventada canadense George Klein e sua equipe, enquanto trabalhavam no Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá em uma programa para ajudar os veteranos feridos que retornavam após a Segunda Guerra Mundial. 

As Cadeiras de Hoje

As tecnologias do século XX fez com que as cadeiras de rodas de hoje em dia fossem mais modernas e versáteis, por conta dos novos materiais que a tecnologia dispõe.

Com diferentes modelos e materiais, as cadeiras de rodas podem ser de aço, alumínio e até de fibra de carbono, e seus modelos são dobráveis, desmontáveis, motorizadas, adaptadas para esportes dentre outras.

Já os preços variam de acordo com sua funcionalidade e seu material, e dessa forma o cadeirante pode escolher a melhor cadeira que se encaixe em suas necessidades e claro em seu bolso.

Se você gostou de saber mais sobre a história da cadeira de rodas e suas evoluções, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!

E não se esqueça de acessar nossa loja virtual e conhecer todos nossos produtos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-