Acessibilidade para pessoas com deficiência: quais os maiores desafios?

4 minutos para ler

Todos são iguais perante a lei. Entretanto, a acessibilidade para pessoas com deficiência ainda é pouco garantida. Dessa forma, elas passam por muitos percalços para ter assegurado o seu direito a viver em condições de igualdade. Em resultado disso, a inclusão social dessas pessoas acaba sendo prejudicada.

Que tal entender melhor as situações que as pessoas com deficiência enfrentam? Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer os maiores desafios que surgem no dia a dia delas, além de descobrir o papel da acessibilidade na inclusão social. Então, continue leitura!

Vida social

As pessoas com alguma deficiência têm dificuldade de inclusão na sociedade. Ainda são vistas com indiferença, ou então tachadas como desafortunadas e incapazes. A lei da inclusão visa barrar esses estigmas, preconceitos e estereótipos que tanto prejudicam as pessoas com deficiência no que se refere à cidadania.

É preciso que sejam realizadas campanhas de conscientização para que todos aprendam a lidar com as diferenças. Tais campanhas existem, mas não de forma eficaz para garantir uma vida social em condições de igualdade.

Mercado de trabalho

A lei garante que o mercado de trabalho esteja aberto aos deficientes. Segundo a lei nº 8213/1991, as empresas com mais de 100 funcionários têm a obrigação de ter de 2 a 5% de pessoas com deficiência no seu quadro de funcionários. Porém, muitas empresas ainda não se adequaram à legislação.

Mesmo nas empresas que já estão cumprindo a lei de cotas, os deficientes não têm um bom acesso ao mercado de trabalho. É preciso que, além de contratá-los, haja igualdade de oportunidades e respeito às necessidades especiais desses funcionários, o que nem sempre acontece.

Mobilidade

O direito de ir e vir é um dos mais importantes, e ele ainda não está garantido às pessoas com deficiência. É preciso que, nas ruas e estabelecimentos, haja rampas, elevadores, banheiros adaptados, portas largas para a passagem de cadeiras de rodas, indicadores para deficientes visuais etc.

Essas medidas são necessárias para que pessoas com deficiência possam locomover-se com segurança. Mas o fato é que nem todos os ambientes estão preparados para garantir a segurança na sua mobilidade. Muitos acidentes acontecem nas vias públicas por falta de condições básicas para locomoção.

Comunicação

A acessibilidade para pessoas com deficiência também é necessária no campo da comunicação. Todos têm o direito de usufruir de diálogo interpessoal e o acesso à comunicação escrita.

Sendo assim, é importante a disponibilização de computadores adaptados para que cegos possam navegar na internet utilizando programas especiais para deficientes visuais, bem como materiais com escrita em braille para que tenham acesso à cultura.

Da mesma forma, é preciso permitir que os surdos possam, por exemplo, assistir a programas de TV com a ajuda de legendas ou de um intérprete de Libras. Porém, esses materiais tão necessários para permitir a comunicação ainda não são disponibilizados de forma satisfatória.

A deficiência é uma condição mais social do que biológica. Desde que os deficientes tenham boas condições de acessibilidade, é possível para eles alcançar qualidade de vida. Sendo assim, o problema não está em ter uma deficiência, mas sim em viver em um ambiente que não provê a inclusão na sociedade.

As leis que garantem o direito à acessibilidade para pessoas com deficiência já existem. Entretanto, é preciso que sociedade, empresas, escolas e autoridades busquem cumpri-las. Isso vai garantir o direito que todos têm de viver em condições de igualdade.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e ajude a difundir os direitos das pessoas com deficiência.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-