Atividade física adaptada: as 6 mais indicadas e seus benefícios!

4 minutos para ler

Todas as pessoas devem se manter ativas, inclusive aquelas com deficiência. Por conta disso, existe a atividade física adaptada, que visa abranger esse público e proporcionar maior bem-estar para todos.

Essa prática consegue dar muito mais força ao corpo, melhorando o equilíbrio, a circulação sanguínea, a resistência e a coordenação motora. Além disso, faz com que o cérebro libere endorfina, proporcionando sensações de alegria e prazer.

Existem muitos exercícios adaptados que têm cumprido muito bem a sua função de melhorar a qualidade de vida dos praticantes, como o pilates, a natação e a ioga. Sendo assim, preparamos este post especial com alguns exemplos para que você encontre o mais adequado aos seus gostos e necessidades. Continue a leitura e confira!

1. Pilates

O pilates é um dos principais exemplos de atividade física adaptada justamente por ajudar as pessoas com deficiência a lidarem com as suas limitações. Se de modo geral o método fortifica todo o corpo do praticante, nesses casos, ele fortalece a musculatura ativa para compensar a deficiência.

No caso dos cadeirantes, por exemplo, ele reduz as dores causadas pela má postura e impede que ocorram novos desvios posturais e de coluna. Além disso, o pilates para pessoas com deficiência atua favoravelmente no fator psicológico, motivando o praticante e melhorando a autoestima.

2. Musculação

A musculação é considerada uma atividade física essencial para quem tem alguma deficiência que afete os membros, já que, nesses casos, uma parte do corpo tende a ficar sobrecarregada por conta de outra.

Além disso, ela exerce maior capacidade de fortalecimento dos músculos justamente por trabalhar vários grupos isoladamente. Dessa forma, a prática regular dessa atividade física adaptada contribui diretamente para a resistência e a força do corpo.

3. Natação

A natação é um dos esportes que mais trabalham todas as funções do corpo. Também é um dos poucos exercícios que promovem uma extrema sensação de prazer ao flutuar na água. Além disso, tem o poder de acalmar o praticante, fazendo com que as partes do seu corpo que são diariamente sobrecarregadas finalmente consigam atingir um estágio de leveza e relaxamento.

Independentemente do tipo de deficiência, esse é um exercício que, com o auxílio de um profissional capacitado, se torna cada vez mais prazeroso e benéfico para a mobilidade dos membros.

4. Ioga

Ao praticar ioga, as pessoas com deficiência podem experimentar resultados muito benéficos, como o aumento da concentração, a conquista da consciência corporal e um extremo relaxamento, adquirido por meio dos exercícios de respiração. Também conseguem desenvolver o foco e aliviar o estresse. Não é demais?

5. Artes maciais

A prática de algumas artes marciais, como judô, jiu-jitsu, karatê e kung-fu, é uma excelente opção para quem se sente entediado com a musculação, mas quer trabalhar todos os músculos do corpo. Afinal, elas proporcionam muito mais equilíbrio e força, sendo extremamente importantes para o processo de recuperação da autoconfiança.

As artes marciais são atividades físicas que podem ser facilmente adaptadas e tudo o que se necessita para praticá-las é determinação e força de vontade. Isso resultará na melhora do desenvolvimento corporal e beneficiará diretamente a qualidade de vida do praticante.

6. Atividades na praia

Entre as atividades adaptadas que podem ser realizadas na praia, estão o frescobol, o surfe, o stand up paddle, o kayaksurf e o paddle board. Por meio delas, acontecem intensas trocas de experiências entre pessoas com deficiências parecidas ou diferentes, o que também favorece a socialização.

Só que, para que a pessoa com deficiência possa se locomover tranquilamente na praia, é necessário usar uma cadeira de rodas específica, constituída de alumínio aeronáutico de alta resistência, eixos maciços, sistema de desmontagem rápida nas rodas e estofamento resistente, caso ela deseje se banhar no mar.

Como você pôde perceber neste post, a atividade física adaptada é uma excelente opção para aumentar a disposição, desenvolver a autoconfiança e ter uma vida muito mais divertida e saudável. Portanto, escolha a sua preferida, busque informações sobre ela em sua cidade e comece a praticá-la!

E aí, gostou de conhecer os diferentes tipos de atividade física adaptada? Quer que seus amigos também tenham esse conhecimento? Então, compartilhe agora mesmo este artigo em suas redes sociais e deixe-os bem informados!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-