Cadeira de rodas infantil: como escolher o melhor modelo?

3 minutos para ler

Para crianças que precisam usar cadeira de rodas, é recomendado usar uma cadeira de rodas infantil adaptada em vez de um equipamento convencional utilizado por adultos.

Afinal, a infantil oferece não só mobilidade, mas também toda a segurança necessária para a locomoção da criança. Neste artigo daremos algumas dicas para ajudar na escolha da cadeira de rodas infantil. Por isso, continue a leitura!

Entenda as diferenças entre uma cadeira de rodas infantil e uma para adultos

A cadeira de rodas infantil pode ter um design colorido e lúdico, mas há muitas outras diferenças em relação a uma cadeira de rodas para adultos.

Por exemplo, é preciso que elas ofereçam conforto, segurança, estabilidade, regulagem e tamanho adequado. Se essas características não forem levadas em consideração, a criança pode sentir desconforto, ter problemas físicos ou até sofrer acidentes.

Conheça as características de uma cadeira de rodas infantil

A maioria das cadeiras de rodas infantis apresentam as seguintes características:

  • assento e encosto anatômicos;
  • encosto reclinável;
  • sistema de basculação (tilt);
  • apoio para os pés com regulagem de altura;
  • colete para sustentação do tronco;
  • rodas anti-tombo.

Saiba o que levar em consideração na escolha

Tamanho

Há cadeiras de rodas de diferentes tamanhos no mercado. Um dos principais critérios a ser utilizado para a escolha de uma cadeira de rodas infantil é verificar o tamanho da cadeira de acordo com a criança que vai usá-la, para que ela possa utilizar o equipamento com conforto e segurança.

Cadeiras muito pequenas, por exemplo, vão ser desconfortáveis, e as muito grandes podem provocar acidentes. Há modelos que oferecem a opção de aumentar de tamanho, podendo ser reguladas conforme a criança cresce, o que pode valer a pena na questão da economia.

Regulagem

É necessário observar se a cadeira de rodas oferece a possibilidade de regulagem. Cadeiras sem essa opção podem ficar mal ajustadas ao tamanho da criança e trazer problemas de coluna ou lesões no ombro. Portanto, prefira as cadeiras com a possibilidade de regulagem na inclinação, no encosto e no apoio para os pés.

Conforto

Esse item é muito importante, pois é preciso oferecer ao cadeirante uma boa qualidade de vida. As crianças podem se sentir desconfortáveis com o uso da cadeira de assento plano, por exemplo.

Por isso, procure cadeiras leves, com assento e encosto anatômicos e confortáveis, que tenham uma estrutura que permita à criança manter uma postura adequada e permanecer sentada com o menor esforço muscular possível.

Resistência

Outro critério que se deve levar em consideração na hora de comprar uma cadeira de rodas infantil é a resistência do equipamento. Geralmente, cadeiras feitas com materiais inoxidáveis são mais resistentes e garantem maior durabilidade.

Conforme você pôde conferir em nosso artigo, há vários itens que precisam ser levados em consideração ao escolher uma cadeira de rodas infantil. Ficou claro que cores bonitas não são o único fator a ser levado em conta, não é verdade? Esperamos ter ajudado a escolher o melhor modelo.

Você pode encontrar diversos modelos de cadeiras de rodas em nossa loja. Visite o nosso site para fazer a melhor escolha!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-