Cadeira de rodas motorizada ou manual? Saiba qual escolher!

4 minutos para ler

Decidir entre uma cadeira de rodas motorizada ou manual é uma tarefa que requer uma avaliação criteriosa. Afinal, o modelo escolhido vai influenciar diretamente na qualidade de vida da pessoa que vai utilizá-la.

A escolha ideal deve considerar as necessidades do usuário, sua rotina e os ambientes de circulação. Caso contrário, pode potencializar dores, gerar problemas musculares e até mesmo agravar alguns casos clínicos.

Sendo assim, preparamos este post especial sobre a cadeira de rodas motorizada, apresentando suas principais vantagens e características para ajudar você nesse processo de escolha. Continue a leitura e confira!

Quais são os principais diferenciais da cadeira de rodas motorizada?

A cadeira de rodas motorizada, diferentemente da manual, é conduzida via controle eletrônico, ou joystick, pelo próprio usuário. O recurso pode ser acionado com a força dos dedos, dos pés e até do queixo, permitindo uma grande autonomia de locomoção sem qualquer gasto energético.

É indicada para pacientes que apresentem nível de compreensão e coordenação motora suficientes para conduzir o equipamento com eficiência e segurança. Por isso, a escolha desse tipo de cadeira leva em conta a condição física do indivíduo, mediante avaliação visual, cognitiva e auditiva.

Quais são as vantagens de investir nesse equipamento?

A cadeira de rodas motorizada está associada a maior liberdade e menor esforço do usuário. Afinal, ela possibilita que o cadeirante percorra terrenos planos e também vença rampas adaptadas e até desníveis com total segurança. Além disso, de acordo com o nível de dependência do paciente, permite o uso do transporte público coletivo de uma maneira muito segura.

Como seus motores utilizam energia gerada por baterias recarregáveis, esse modelo não precisa ser empurrado, gerando muito mais conforto. Ele também costuma oferecer uma durabilidade superior em relação aos modelos manuais justamente por ser fabricado com materiais de primeira linha.

Diante disso, o usuário consegue aproveitar o convívio social e se deslocar de um jeito muito mais fácil e ergonômico, com maior independência e menor esforço.

Quais são os principais modelos disponíveis?

A cadeira de rodas motorizada pode ser divida em alguns tipos. Confira, a seguir, quais são os principais.

Dobrável em x

O modelo dobrável em X oferece maior estabilidade ao corpo e facilita o transporte e a acomodação na hora de guardar, por conta da redução de tamanho quando é dobrado. Este redução só é possível, pois os modelos dobráveis apresentam um sistema com baterias removíveis com caixas seladas. Por apresentar o sistema dobrável e de remoção de bateria, o produto final fica com o peso reduzido, possibilitando qualquer usuário a transportar este modelo em partes para realizar o transporte.

Monobloco

O monobloco, por sua vez, é mais pesado do que as dobráveis e mais robusto. Apresenta o sistema com encosto rebatível em L, podendo ser facilmente fechado e transportado, possui configurações de assento combinado com o sistema de garfo e tecnologia em poliuretano, proporcionando uma movimentação mais suave em terrenos acidentados. Além disso, por ter a estrutura monobloco com o assento é rígido, proporciona mais estabilidade e conforto a longo prazo para o usuário.

Stand up

Também existem modelos que permitem que o cadeirante possa se manter em pé, como a stand up com levante elétrico. Com ela, o usuário tem maior independência para atividades cotidianas, como pegar um copo em um armário ou utilizar caixas eletrônicos sem acessibilidade. Além disso, ela proporciona uma grande melhora na função digestiva, respiratória, circulatória e região sacra.

Conclusão

Você pode notar que a cadeira de rodas motorizada apresenta inúmeras vantagens em relação ao modelo manual e pode sim ser a escolha mais indicada. No entanto, é preciso analisar todas as variáveis sem esquecer o principal objetivo do equipamento: proporcionar o máximo de funcionalidade e autonomia ao usuário, com muito conforto e segurança.

Por isso, é importante procurar lojas confiáveis que trabalham com diversos modelos e marcas para verificar qual se enquadra melhor em suas necessidades.

E aí, gostou de saber quais são as vantagens que a cadeira de rodas motorizada oferece à pessoa com deficiência? Ficou com alguma dúvida ou deseja adquirir um equipamento de qualidade e com o melhor preço? Então, aproveite que está por aqui e entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-