Cadeira de rodas motorizada: tudo (ou quase tudo) que você precisa saber

6 minutos para ler

Enquanto que a cadeira de rodas tradicional já possui várias centenas de anos de existência, os modelos motorizados, também chamados de elétricos, surgiram apenas no século passado. Mas e aí, você conhece bastante sobre cadeiras de rodas motorizadas?

Pois então o que acha de aprender em relação à origem da cadeira de rodas, modernização, invenção da cadeira de rodas motorizada e alguns modelos? Não é bem interessante? Continue lendo e saiba mais a respeito.

Cadeira de rodas: histórica e essencial

Sempre existiram pessoas com deficiência ao longo da história da humanidade e registros de tentativas de auxiliar essas pessoas podem ser encontrados desde a Antiguidade, em que egípcios e gregos buscavam formas de transportar as pessoas com mobilidade comprometida, já indicando a importância da cadeira de rodas para pessoas com alguma limitação locomotora.

 Ilustrações e registros indicam que a cadeira de rodas desse período era basicamente um carrinho de mão para transportar pessoas.

 E conforme foram passando os séculos e a cadeira de rodas se aprimorando, há o caso de um rei da Espanha, Rei Filipi II, em 1595, que obteve a cadeira de rodas mais aprimorada até então.

Com um modelo atualizado e melhorado que atendesse suas necessidades como monarca, sua cadeira de rodas possibilitava que ele fosse transportado por todo o palácio, possuía mecanismos de reclinação e descanso para os pés, modificando-se ao ponto de ser quase um leito temporário.

Apesar de ainda não ser fabricada em série, em 1655 há a criação de um modelo totalmente novo, que possibilitava a movimentação pelo próprio usuário, desde que estivesse em terreno plano e não houvesse obstáculos.

E a partir do século passado as cadeiras de rodas evoluíram muito, surgindo modelos mais leves e versáteis, que poderiam ser dobrados e transportados em automóveis, também sendo fabricados em massa.

E a cadeira de rodas motorizada?

Como vimos, as cadeiras de rodas foram evoluindo de forma a dar mais conforto, praticidade e possibilitar mais independência ao usuário, então o que se encaixaria melhor nessas características do que uma cadeira de rodas que se move sozinha?

Para essa finalidade foram desenvolvidas as cadeiras de rodas motorizadas, surgindo definitivamente em 1956, no Canadá, por George Klein, com o intuito de ajudar os feridos da Segunda Guerra Mundial.

Movida por energia elétrica proveniente de baterias recarregáveis, a cadeira de rodas motorizada utiliza um joystick ou touchpads para controlar a movimentação das rodas, possibilitando um deslocamento com quase nenhum esforço da pessoa.

Além disso, por conta dessas tecnologias especiais, são fabricadas com materiais mais resistentes, de primeira linha, dando total segurança para a pessoa em sua mobilidade urbana ao percorrer terrenos planos, subir rampas ou vencer desníveis.

Motorizada ou manual: qual a ideal?

É importante lembrar que, seja cadeira de rodas motorizada ou manual, não existe a cadeira de rodas perfeita e ideal. O que existe e deve ser levado em conta é qual a cadeira de rodas adequada às suas necessidades.

Claro, o aspecto mais importante a ser levado em conta são as suas necessidades clínicas, depois questões como conforto, praticidade, mobilidade e demais demandas do dia a dia.

Enquanto que a cadeira de rodas manual possui fácil transporte e armazenamento por ser dobrável, os modelos motorizados perdem um pouco nesse aspecto.

Por outro lado, por parte da pessoa com deficiência, a cadeira de rodas motorizada quase não exige nenhum esforço, necessitando apenas controlar o joystick ou touchpads, que pode ser acionado pelos dedos das mãos, dos pés e até pela força do queixo.

Principais modelos de cadeiras de rodas motorizadas

Depois de aprendermos sobre as cadeiras de rodas manuais e dobráveis, e algumas dicas de como escolher a que mais se encaixa em seu contexto, o que acha de conhecer alguns dos principais modelos de cadeiras de rodas motorizadas e suas características?

  • Dobrável em x: Este é o modelo mais leve e versátil da cadeira de rodas motorizada. Por conta de seu sistema dobrável e de suas baterias removíveis com caixas seladas, torna-se possível transportar e acomodar essa cadeira com muito mais facilidade em comparação com os demais modelos motorizados;
  • Monobloco: Mais pesado e robusto, possui mais estabilidade e conforto a longo prazo, além de uma movimentação suave. Apesar de seu peso e tamanho, seu encosto em L pode ser fechado e transportado, embora não com tanta praticidade como o modelo dobrável em x ou as cadeiras de rodas manuais;
  • Stand up: Com este modelo, através de um levante elétrico, é possível levantar a cadeira para frente em quase 90 graus, permitindo que o cadeirante fique em pé e alcance novas alturas.

Mas como adquirir uma cadeira de rodas motorizada?

Bem, pudemos ver várias vantagens da cadeira de rodas motorizada em relação ao modelo manual, mas resta a dúvida: como adquirir uma cadeira de rodas motorizada?

Como o valor das cadeiras motorizadas é mais elevado, é muito importante procurar em lojas confiáveis que possuam diversas marcas e modelos, para então verificar qual o modelo será capaz de fornecer o máximo de conforto, funcionalidade, autonomia e segurança para você.

Uma dica que podemos dar é a utilização do crédito acessibilidade. Dedicado às pessoas com deficiências, essa opção permite o financiamento de compras e soluções que ajudem as pessoas que possuem alguma deficiência, com o prazo do pagamento podendo chegar até a 60 meses.

Esta opção está disponível nos principais bancos e cada um possui suas próprias características, porém, no geral, é necessário ser uma pessoa física, ter limite de crédito e renda de até 10 salários mínimos. Dentre os itens possíveis que podem ser financiados, está a cadeira de rodas motorizada.

E aí, achou o post interessante e gostou de aprender bastante sobre cadeiras de rodas motorizadas? O que acha de seguir a dica e verificar nosso site, especialista e confiável, para conferir nossas marcas e modelos?

Além disso, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, nosso Instagram e Facebook, para que sempre fique informado sobre nossos posts, promoções e novidades que tivermos para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-