Saiba como escolher a cadeira de rodas ideal para idosos

4 minutos para ler

Escolher a cadeira de rodas para idoso é uma tarefa que exige atenção. Afinal de contas, cada pessoa tem necessidades de mobilidade particulares, que precisam ser atendidas com a aquisição da alternativa mais apropriada. Para tanto, é importante conhecer os modelos disponíveis e suas funcionalidades.

A cadeira de rodas é indicada ao idoso que sofre de mobilidade reduzida ou, simplesmente, não consegue mais andar sozinho. Isso acontece devido a enfermidades ou ao processo natural de envelhecimento, no qual as pessoas na terceira idade perdem gradualmente determinadas funções e habilidades.

Logo, o objetivo do uso de cadeira de rodas é garantir conforto e qualidade de vida ao idoso ao facilitar ou permitir sua mobilidade e independência no dia a dia. Há modelos, configurações, acessórios e ajustes variados, conforme as demandas da pessoa. Atentar para esses e outros fatores é essencial para fazer a escolha certa.

Neste post, vamos mostrar o que você precisa observar para acertar na hora de adquirir a cadeira de rodas. Confira!

Biotipo do idoso

Levar em conta o peso e altura da pessoa é importante para escolher uma cadeira de rodas para idoso adequada, que ofereça conforto e garanta autonomia e mobilidade. Afinal de contas, ele passará grande parte do dia sobre ela. É fundamental que o assento, por exemplo, tenha altura, largura, profundidade e densidade de espuma apropriadas.

Peso da cadeira

Existem cadeiras de rodas leves cujos pesos variam de nove a 14 quilos, aproximadamente. Em geral, elas são feitas de fibra de carbono e têm um desempenho superior no que se refere ao impacto. As de aro raiado também pesam menos que as compostas. Já as opções com estrutura de aço chegam a pesar 20 quilos. Elas são bastante resistentes, porém, requerem um cuidado maior ao serem transportadas.

Tipos de cadeiras de rodas

https://www.lojaortopedica.com.br/cadeira-de-rodas-coyote-r-reclinavel-loh-medical.html

As opções de cadeiras de rodas existentes suprem as diferentes necessidades do idoso. Há modelos manuais, motorizados, posturais, para o banho e até mesmo para a praia. Se você precisa transportá-la com frequência, considere adquirir as dobráveis, que cabem perfeitamente dentro dos automóveis.

Atente também para os tipos de pneus. Afinal de contas, eles são responsáveis por absorver a vibração e o impacto, tornando o trajeto mais simples e seguro e, por conseguinte, proporcionando maior mobilidade e conforto. Os sólidos duram mais, embora possam deixar a cadeira de rodas um pouco mais pesada.

Cadeira De Rodas AVD Aluminio - OrtobrasMerecem atenção, ainda, as cadeiras de rodas motorizadas. Por serem movidas à bateria, elas são indicadas principalmente para os idosos com baixa capacidade respiratória e/ou pouca ou nenhuma força muscular. Esses modelos garantem mais independência às pessoas na terceira idade e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Complementos

Para quem tem necessidades específicas, saiba que é possível personalizar a cadeira, de forma a propiciar conforto no dia a dia. Na verdade, muitos modelos já contam com complementos, pois são pensados justamente para atender a determinadas situações. Há as opções antitombo, com encosto reclinável, bandejas para alimentação e porta-copos, por exemplo.

E então, o que achou das dicas para acertar na escolha da cadeira de rodas para idoso? Para garantir conforto, segurança, praticidade e mobilidade, é fundamental optar pela alternativa ideal, ou seja, aquela que atenda por completo às suas demandas. Se for preciso, peça a ajuda de um profissional da saúde especializado antes de comprar a sua.

Agora você está pronto para escolher a cadeira de rodas certa. Acesse o site da Loja Ortopédica e adquira já o modelo perfeito para suas necessidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-