Como escolher uma cadeira de rodas adequada para ir à praia?

4 minutos para ler

Chamada também de anfíbia, a cadeira de rodas para praia é um equipamento que facilita e permite o acesso das pessoas com mobilidade reduzida, dos cadeirantes e dos idosos a piscinas, praias e, até mesmo, cachoeiras. Assim, é possível aproveitar o sol, o mar e as férias do jeito que qualquer um merece.

Suas rodas podem ser retiradas sem o uso de ferramentas, o que favorece a desmontagem e o transporte dentro dos veículos — o modelo pode ser guardado no porta-malas. Sobre essa cadeira, é importante ressaltar, ainda, que pode ser usada em ambientes terrestres destinados a passeios ou para o banho, se houver espaço no local.

Mas, para usufruir dos seus benefícios, é fundamental escolher o modelo adequado de cadeira de rodas para praia. Entenda, neste post, a diferença desse equipamento para o convencional, quais os tipos oferecidos e como adquirir a opção certa para você!

Qual a diferença para a cadeira convencional?

A diferença da cadeira de rodas convencional para a de praia é que essa última foi feita para proporcionar o acesso da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida ao lazer. Por isso, ela é mais leve e fabricada com materiais resistentes à água, ou seja, aço inox ou alumínio aeronáutico.

Além disso, a cadeira para praia conta com pintura epóxi para evitar a oxidação e o surgimento de ferrugem. Suas rodas são confeccionadas em nylon inflável, de forma a permitir que o equipamento flutue na água. O assento e o encosto são produzidos com o mesmo material. Eles podem ser retirados para lavagem e impedem o acúmulo de água após a saída do mar.

Vale mencionar ainda que as rodas são largas para a cadeira não atolar ou afundar na areia da praia ou na terra. Isso ajuda a percorrer os trajetos, principalmente em locais não preparados para o uso dessa alternativa de locomoção. O próprio equipamento é mais amplo, logo o indivíduo que o utiliza precisará do auxílio de um cuidador ou acompanhante para se locomover.

Quais são os modelos de cadeira de rodas para praia?

Existem dois modelos de cadeira de rodas para praia. Confira a seguir!

Com duas rodas

Trata-se de um modelo mais simples, mas com a funcionalidade de uma cadeira para praia. É confeccionado em alumínio ou aço inox, tem rodas infláveis de nylon e oferece apoio removível para os pés.

Com três rodas

Por contar com uma roda a mais, esse modelo facilita o deslocamento pela areia. Ele também tem regulagem no encosto, podendo até mesmo ficar em posição horizontal, de modo a garantir conforto ao usuário que deseje tomar banho de sol.

Como acertar na escolha da cadeira?

Confira, a seguir, algumas dicas importantes para você escolher a sua cadeira de rodas para praia de forma acertada!

  • informe ao médico que deseja adquirir a cadeira para ir à praia e peça orientações;
  • procure pelo modelo em lojas especializadas. Qualquer dúvida, é recomendado recorrer à empresa para esclarecê-la e, assim, optar pelo equipamento mais adequado às suas necessidades;
  • observe os modelos oferecidos e veja qual deles apresenta melhor custo-benefício e proporcionará o conforto que deseja;
  • note, também, se a cadeira de sua preferência é simples de desmontar e transportar.

Entendeu o que é cadeira de rodas para praia e a importância de escolher o modelo apropriado para os momentos de lazer? Ao procurar por esse tipo de equipamento, opte por uma loja especializada nesse segmento, que ofereça alternativas seguras e de alta qualidade. Afinal, você merece o que há de melhor para aproveitar seu passeio com tranquilidade.

Gostou do post? Se está precisando de uma cadeira de rodas para praia, acesse agora mesmo o site da Loja Ortopédica para encontrar o modelo perfeito para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-