Cadeira de rodas que fica em pé: como funciona e quais são suas vantagens?

4 minutos para ler

Felizmente, muitos avanços têm sido feitos para garantir mais qualidade de vida para as pessoas com limitações de locomoção. A cadeira de rodas que fica em pé é um desses exemplos.

Trata-se de um aparelho que possibilita à maioria das pessoas com limitações nos membros inferiores ficarem em pé, se locomovendo com mais autonomia, conforto e qualidade de vida.

Para completar a independência do usuário, essa cadeira de rodas é guiada por meio de um controle remoto de funcionamento simples, permitindo que a pessoa fique com as mãos livres.

Para saber mais sobre esse grande avanço tecnológico, continue a leitura!

Quais são os diferenciais da cadeira de rodas que fica em pé?

Além de permitir que o usuário se locomova na posição vertical, esse aparelho também pode ser usado no modo sentado. Com o acionamento do controle remoto, é possível mudar de posição sem problemas e com grande segurança.

E por falar em segurança, que é um fator fundamental, a cadeira de rodas que fica em pé possui faixas de segurança no quadril e nos joelhos, além de outro que prende o tronco, enquanto os pés permanecem presos à base — o que garante estabilidade e conforto para o cadeirante.

Os benefícios para a saúde

Além da possibilidade de ficar em pé, esse tipo de cadeira de rodas traz muitas vantagens para a saúde do usuário. Ao manter-se na vertical, os sistemas digestivo, circulatório e respiratório são beneficiados, além de prevenir a osteoporose nos membros inferiores.

Para quem ela é indicada?

Como dissemos, o aparelho é indicado para as pessoas que perderam o movimento dos membros inferiores, mas que mantém a sua capacidade motora na cabeça, membro superior ou inferior.

Entre as indicações, estão:

  • patologias progressivas: esclerose múltipla, distrofia muscular, amiotrofias espinhal etc.;
  • patologias não progressivas: paraplegia, tetraplegia ou má formação congênita, paralisia cerebral, lesão medular, AVC etc.

Vale lembrar que a cadeira de rodas que fica em pé também pode ser utilizada na prática de muitos exercícios físicos, ajudando o corpo a se levantar e descer repetidamente. Ou seja, o usuário pode se exercitar com independência e segurança.

Onde comprar com segurança?

Cadeira de Rodas Stand Up Manual - Freedom

Certamente, a cadeira de rodas que fica em pé é um investimento financeiro considerável, e, por isso, é fundamental fazer a sua compra em lojas especializadas e conceituadas no mercado.

Com a orientação da equipe certa, será possível, por exemplo, definir o melhor tamanho (já que muitas cadeiras estão disponíveis nas medidas P, M e G), a potência da motorização e outros fatores que vão fazer diferença no dia a dia em relação ao conforto do cadeirante.

O asssento, o encosto e as demais almofadas também devem atender às necessidades do usuário, portanto é essencial contar com uma loja que customiza a cadeira da melhor forma.

Assim que a cadeira de rodas que fica em pé chegar na casa do usuário, é importante lembrar que será preciso um tempo de adaptação a essa nova posição. Como o corpo se acostumou à posição sentada ou deitada, podem acontecer variações na respiração, fluxo sanguíneo e batimentos cardíacos, o que pode causar uma tontura ou um mal estar inicial.

Mas vale a pena ir com calma, para que o cadeirante tenha de volta a sua autonomia e liberdade por meio da cadeira de rodas que fica em pé.

Você já conhecia esse produto e gostou dos benefícios que ele traz aos usuários? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para que outras pessoas saibam que essa realidade é possível!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-