Conheça as principais características das cadeiras de rodas reclináveis

4 minutos para ler

Manual, motorizada, dobrável, esportiva, hospitalar, para obesos. Existem diferentes tipos de cadeiras que permitem a locomoção e a independência de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Dentro do universo de opções, há também a cadeira de rodas reclinável. Que tal saber um pouco mais sobre ela?

Afinal de contas, tal modelo é ideal para atender às necessidades específicas de alguns indivíduos, como pacientes tetraplégicos e até mesmo idosos que passam um longo período sentados sobre a cadeira de rodas. Logo a alternativa é indispensável para promover uma maior autonomia e o conforto desses usuários.

Neste post, vamos explicar o que é a cadeira de rodas reclinável, quais são suas principais características e os modelos mais procurados do mercado. Confira!

O que é uma cadeira de rodas reclinável?

Cadeira de Rodas MA3-R Reclinável - Ortomobil

Dizemos que uma cadeira de rodas reclinável é um produto com múltiplos posicionamentos. Isso, porque o seu encosto, por exemplo, pode ser reclinado, de modo a possibilitar a elevação dos membros inferiores de quem a utiliza. Assim, promove conforto e bem-estar.

Esse tipo de produto é perfeito para pessoas que passam bastante tempo sentadas e necessitam de maior controle postural. Por suas características, a cadeira reclinável contribui até mesmo com o processo digestivo do usuário, além de auxiliar no alívio da pressão na região da coluna.

Quais são as características desse tipo de cadeira?

Dentre as características da cadeira de rodas reclinável, é preciso destacar:

  • o encosto reclinável, chegando a 180°, a depender do modelo;
  • a altura do apoio para os braços ajustável;
  • os braços removíveis;
  • o apoio para a panturrilha, propiciando ainda mais conforto ao usuário;
  • a possibilidade de dobrar a cadeira, o que permite e simplifica o transporte no interior de veículos, por exemplo;
  • os pés removíveis e eleváveis;
  • o apoio para a cabeça, que pode ser ajustado.

Além disso, esses tipos de cadeiras de rodas contam com uma série de acessórios, a depender do modelo e das necessidades específicas de cada usuário. São exemplos as bandejas para alimentação, o porta-copos e o protetor de roupas.

Quais são os principais modelos de cadeiras reclináveis?

Determinados modelos de cadeira de rodas reclinável são bastante requisitados por proporcionarem segurança e conforto aos cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Listamos, abaixo, dois dos principais. Veja!

Coyote — Loh Medical

Coyote silla de ruedas - Plegable | Loh Medical

Feita com estrutura em aço, essa cadeira de rodas é indicada principalmente para pacientes tetraplégicos ou que precisam ficar grande parte do tempo sentados. Ela reclina a um ângulo de até 180°, tem rodas dianteiras grandes e largas, roda traseira pneumático 24”, além de almofada e protetor de roupas inclusos. A capacidade é de até 136 quilos.

AVD Alumínio — Ortobras

Cadeira De Rodas Desmontável Em Alumínio Avd Ortobras Cores - R$ 1.614,00  em Mercado Livre

Com encosto reclinável de 90° a 180°, esse modelo de cadeira é confeccionado em liga alumínio aeronáutico temperado. Seus eixos são de aço reforçados e sua estrutura é dobrável em duplo X. O produto pesa apenas 21 quilos e tem capacidade para usuários de até 120 quilos. Vale destacar que a pintura é do tipo epóxi, e os apoios são todos reguláveis.

E então, o que achou do post sobre a cadeira de rodas reclinável? Interessou-se por algum modelo? Se sim, não deixe de adquirir o item mais adequado para você no site da Loja Ortopédica. Lembrando que, em caso de dúvidas, recomendamos que consulte seu médico para orientar a respeito da melhor alternativa. Nossa equipe também está à disposição para customizar a cadeira escolhida conforme suas necessidades. Conte conosco!

Agora que você sabe mais sobre a cadeira de rodas reclinável, que tal ficar por dentro das novidades do nosso blog em primeira mão? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-