Cinto de segurança para cadeira de rodas: entenda a importância!

4 minutos para ler

Muitas pessoas não conhecem a verdadeira importância do cinto de segurança para cadeira de rodas.

Como o próprio nome indica, trata-se de um equipamento que garante a segurança do usuário, mas não apenas para evitar que ele caia da cadeira, como é possível pensar em um primeiro momento.

O cinto de segurança garante que a pessoa permaneça na posição correta ao passar por trajetos acidentados, obstáculos e rampas inclinadas. Dessa forma, além de garantir o conforto, o cinto ajuda a evitar lesões.

Vale lembrar que essa é uma peça ainda mais essencial para as pessoas que têm dificuldade em manter a parte superior do corpo na posição correta.

Continue com a leitura, saiba mais sobre o assunto e conheça os principais tipos de cinto de segurança para cadeira de rodas.

Cinto abdominal

Magazine Médica | CINTO DE SEGURANCA ABDOMINAL PARA CADEIRA DE RODAS  JAGUARIBE

Indicado para os usuários que conseguem sustentar de forma eficiente a parte superior do corpo, esse tipo de cinto mais básico ajuda apenas a evitar a queda da cadeira de rodas em percursos mais perigosos.

O cinto abdominal é uma faixa simples que atravessa o abdômen de um lado até o outro.

Cinto pélvico

Cinto De Segurança Pélvico Para Cadeira de Rodas - Loja do Avô

Outro modelo também utilizado na parte inferior do corpo (e, então, indicado para as pessoas que sustentam bem a parte superior) é o cinto pélvico.

Mantendo a pélvis junto ao encosto e as pernas bem firmes na cadeira, esse tipo de cinto previne deslizamentos e descolamentos, e é ideal para as pessoas com dificuldade em manter a estabilidade dos membros inferiores e também aquelas que sofrem da Doença de Parkinson.

Cinto peitoral

Cinto De Segurança Torácico Nylon Para Cadeira de rodas - Jaguaribe -  Acessibilidade e Mobilidade Médica - Magazine Luiza

O cinto peitoral é também conhecido por cinto em H, justamente pela forma como mantém o corpo do usuário bem firme. Com duas alças nos ombro e duas no abdômen, ele é capaz de manter toda a parte superior do corpo estável e em segurança.

Dessa forma, é a escolha ideal para garantir segurança e conforto para as pessoas que não conseguem manter a posição correta ou sustentar a parte superior do corpo.

Cinto em Y

Cinto para cadeira de rodas - CSYP Series - Nausicaa Medical - para o corpo

Um “mix” entre o cinto pélvico e o cinto peitoral, o cinto em Y tem duas alças sobre os ombros e segue até uma alça única abaixo na região pélvica, exatamente como a letra Y.

É um dos modelos mais seguros que existem, sendo indicado para os usuários com dificuldade de manter todoas as partes (inferiores e superiores) estáveis e na posição correta.

Vale lembrar que alguns cintos em Y têm uma ou duas faixas horizontais, garantindo ainda mais conforto. Portanto fique atento a esse detalhe no momento da sua compra.

Cinto em X

Cinto de segurança para cadeira de rodas modelo "X" - Reapta - roupas  adaptadas

Trata-se de um modelo de cinto parecido com aqueles dos carros, mas com uma faixa sobre cada ombro, formando o X que se cruza no meio do corpo do usuário.

Cobrindo toda a região peitoral, é um cinto bastante seguro, que mantém estável a parte superior do corpo, mas que não garante o suporte extra na pélvis.

Vale lembrar que, além do cinto de segurança para cadeira de rodas, existem outros acessórios indispensáveis para o conforto e a segurança do usuário, mantendo o corpo na posição correta e devidamente apoiado, o que ajuda a prevenir lesões. Entre eles, estão as almofadas ergonômicas e os apoios de cabeça.

Como dissemos, trata-se de mais que uma questão de conforto e bem-estar — o que já é suficientemente importante —, mas também de segurança. Portanto busque sempre por produtos de qualidade, comercializados por lojas especializadas.

A Loja Ortopédica, além de uma grande variedade, tem uma equipe preparada para ajudar em suas escolhas. Entre em contato conosco e confira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-