Afinal, como escolher um andador adulto? Confira nossas dicas!

4 minutos para ler

O andador é uma tecnologia assistiva que fornece mais autonomia e precisão durante os deslocamentos, possibilitando mais independência no andar. Assim, é muito importante saber como escolher um andador adulto para que ele funcione de maneira efetiva e não traga nenhum malefício ao usuário.

Nesse sentido, a compra de um andador requer a análise de uma série de fatores, para adquirir o aparelho ideal e que se adéque com as características e necessidades da pessoa. Por isso, neste post, mostraremos dicas certeiras para você acertar na escolha. Quer saber mais? Confira!

Tipo de dificuldade de locomoção

Um dos fatores importante para entender como escolher um andador adulto é compreender, de fato, qual a dificuldade de locomoção. Esse equipamento pode sofrer alterações de acordo com a necessidade do usuário.

Dessa forma, é fundamental ter a indicação e auxílio de um profissional para que a escolha seja a mais acertada possível e evite problemas durante o uso, como dores, quedas, alterações na postura ou sobrecargas nas articulações.

Modelo do andador

O mercado oferece diversos tipos de andadores adultos, que atendem às mais diferentes necessidades. Os modelos mais comuns são os andadores fixos, os articuláveis e os com rodas. Veja mais informações sobre cada um deles:

  • modelo fixo: oferece grande estabilidade e segurança nos deslocamentos, porém exige que o usuário ande e levante-o durante o caminhar;
  • modelo articulado: permite que o usuário ande arrastando o equipamento, não sendo necessário levantar o andador a cada passo. Apresenta menos estabilidade que o fixo;
  • modelo com rodas: facilitam muito o deslocamento, pois o usuário não precisa erguê-lo durante a caminhada. São recomendados para pessoas que têm pouca força nos braços.

Todos esses modelos são muito seguros e benéficos, basta escolher aquele que melhor se adéqua ao que a pessoa precisa. Os modelos fixos e articulados, por exemplo, exigem que o usuário tenha força nos braços para movimentá-lo.

Assim sendo, ele não é uma opção tão interessante para pessoas com fraquezas e limitações nos membros superiores. Nesses casos, os andadores com rodas são mais adequados, pois exigem menos força no andar, permitindo que a pessoa tenha mais facilidade e menos gasto enérgico nos deslocamentos.

Regulagem de altura

Outro detalhe muito relevante ao aprender como escolher um andador adulto é observar a regulagem de altura do equipamento. Quando o modelo tem um sistema de regulagem o usuário pode ajustar de acordo com o seu tamanho, garantindo uma postura mais adequada e confortável.

É preciso ficar atento para não ficar com a postura inadequada, pois, dessa forma, além dos problemas nos membros inferiores, poderão surgir disfunções na coluna.

Resistência e carga

Como mencionamos, o andador adulto possibilita mais autonomia ao usuário que tem dificuldade no andar. Dessa forma, uma característica fundamental desse equipamento é a resistência, pois uma queda pode causar consequências sérias.

A grande maioria dos andadores apresentam uma resistência de carga que varia de 100 kg a 130 kg. Existem alguns modelos que são especialmente fabricados para pessoas que têm um peso superior a esse limite.

Portanto saber como escolher um andador adulto é vital nesse momento, visto que esse equipamento representa mais confiança no andar e independência para usuário, melhorando sua qualidade de vida. Para isso, é muito importante adquirir o andador de fornecedores especializados.

Na Loja Ortopédica você encontra as melhores marcas nacionais e internacionais de produtos ortopédicos, além de um time de vendedores, técnicos e fisioterapeutas especializados e prontos para lhe ajudar em sua escolha. Aqui você tem a comodidade de comprar online e com um preço que cabe no seu bolso.

Agora que você entendeu como comprar um andador adulto e já conhece todas as características desse equipamento, não perca mais tempo. Visite já o nosso site e confira todas as nossas opções!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-