Saiba como escolher uma almofada para cadeira de rodas

4 minutos para ler

Saber como escolher uma almofada para cadeira de rodas é algo tão importante quanto desafiador. Afinal, esse é um item essencial para quem utiliza o equipamento para se locomover.

Logicamente, o usuário da almofada passará bastante tempo sobre ela, por isso, no momento da compra, costumamos prezar pelo conforto. Mas será que esse é o único fator a ser observado? O que, exatamente, compõe esse conforto? Como fazer a melhor escolha?

Nós damos algumas dicas agora mesmo. Confira!

Suavidade para os movimentos

Apenas quando utilizamos um equipamento como uma cadeira de rodas — ou quando convivemos com alguém que faz esse uso — é que começamos a nos atentar a alguns pontos importantes para a qualidade de vida no dia a dia.

Uma almofada para cadeira de rodas, por exemplo, é confortável quando, além de propiciar um assento agradável, traz os seguintes benefícios:

  • evita contusões e escaras nos pontos de pressão;
  • absorve choques e vibrações durante os movimentos nos mais diversos pisos;
  • mantém o usuário fresco.

Leveza

Aqui, estamos falando no sentido literal da palavra. Afinal, a cadeira de rodas já tem um peso considerável. Por essa razão, é preciso manter-se atento para que a almofada não sobrecarregue ainda mais a pessoa que a utiliza e também quem a auxilia.

Alguns comparativos importantes são:

  • assentos de ar e espuma são mais leves nesse sentido;
  • almofadas em gel são confortáveis, porém, pesadas;
  • opções em látex são leves e com um bom custo-benefício.

Material

Acabamos de falar brevemente sobre a leveza de alguns materiais, e esse fator, certamente, vai definir muitas das características da almofada. Hoje em dia, felizmente, a tecnologia também tem ajudado nesse setor, e as opções disponíveis prezam pelo conforto, a durabilidade, a facilidade para higienizar e o custo.

Uma loja especializada será capaz de auxiliar você na melhor escolha. Lembre-se que um bom produto é aquele que garante a distribuição adequada do peso do usuário por toda a superfície, mantendo a sua postura, aumentando o conforto e evitando problemas mais sérios.

Custo-benefício

Como já deu para observar, cada tipo de produto oferece vantagens e desvantagens de acordo com as necessidades do usuário, por isso é tão importante saber como escolher uma almofada para cadeira de rodas.

Alguns itens apresentam um preço mais acessível, mas precisam de substituições mais constantes, como é caso das almofadas de espuma que, com o passar do tempo, se comprimem e deixam de atender ao usuário com qualidade.

Já as almofadas de ar demonstram muito conforto à primeira vista (e realmente são bastante confortáveis), mas elas precisam ser infladas diariamente para que a pressão se mantenha equilibrada e garanta a comodidade e a segurança de quem a usa. Além disso, existe o risco de furos.

Por fim, existem alguns produtos que não permitem a higiene constante, fazendo com que a troca também seja frequente — afinal, o contato constante e o suor podem deixar o produto com mau cheiro ou um aspecto visual ruim.

Contar com a consultoria de profissionais especializados é a melhor opção para que você faça a escolha certa. Saiba que, nem sempre, o produto mais caro vai ser o melhor — é preciso considerar todas as características do usuário (tanto aspectos físicos quanto necessidades no dia a dia), para chegar à almofada perfeita.

E então, entendeu melhor alguns detalhes para saber como escolher uma almofada para cadeira de rodas? Precisa de ajuda? Quer conhecer boas opções? Confira a nossa loja agora mesmo!

Como escolher a melhor cadeira de rodas para as minhas necessidades?
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-