Como funcionam as cadeiras de rodas esportivas?

7 minutos para ler

Se você já assistiu a alguma competição esportiva com cadeirantes, com certeza ficou impressionado com a destreza e a agilidade com que eles praticam o esporte. Isso é devido tanto ao talento e trabalho dos atletas quanto ao uso da cadeira de rodas inclinada, que facilita os seus movimentos.

Esse modelo recebe adaptações específicas, sendo planejada para permitir que atleta desempenhe seu esporte de forma eficiente e segura. Gostaria de saber como funcionam as cadeiras de rodas esportivas? Continue lendo nosso artigo e confira!

O que as cadeiras de rodas comuns e inclinadas têm de diferente?

As cadeiras de rodas normais apresentam a segurança necessária para a locomoção no dia a dia em locais planos e rampas, sem enfrentar velocidade e impactos.

Quanto às cadeiras de rodas inclinadas, são planejadas para uso em pistas ou quadras, capacitadas para atingir altas velocidades, resistir a impactos e fazer curvas com precisão, sempre oferecendo segurança ao usuário.

Algumas pessoas usam sua cadeira de rodas comum para praticar esportes. Mas isso não é recomendável, pois, além de danificar o objeto, pode colocar a segurança do usuário em risco, já que as cadeiras de rodas normais não têm as características necessárias para o uso esportivo.

Vejamos alguns itens que diferenciam uma cadeira de rodas esportiva de uma cadeira de rodas comum.

  • rodas maiores e inclinadas;
  • freio de mão;
  • quinta roda na parte de trás ou da frente;
  • pinos direcionais;
  • guidão;
  • material leve e bem resistente.

Em quais situações a cadeira esportiva é indicada?

As cadeiras de rodas esportivas são indicadas para atender às necessidades específicas do esporte praticado. Assim, são adaptadas de forma diferente, de acordo com as características de cada esporte.

Por exemplo, as cadeiras de rodas para corrida têm formato aerodinâmico e a quinta roda fica na parte da frente, enquanto as adaptadas para os outros esportes têm a quinta roda na parte de trás.

Alguns esportes, como bocha e halterofilismo, podem ser praticados com cadeiras de rodas normais. Dessa forma, as cadeiras esportivas são indicadas quando o esporte a ser praticado exige algumas especificações no equipamento. Elas são indicadas também para possibilitar que o atleta tenha um melhor desempenho.

Como funciona a cadeira de rodas inclinada?

Trata-se de um modelo que tem o encosto dobrável sobre o assento e a estrutura da cadeira é inteira (monobloco), o que gera mais estabilidade nas rodas. A opção tem encosto dobrado (o seu formato é em L), caso queira, o cadeirante motorista pode até mesmo guardá-la na parte da frente do seu carro.

Devido à engenharia moderna aplicada na cadeira esportiva, você tem à sua disposição um equipamento mais leve, compacto, prático e resistente.

A maioria dos modelos disponíveis no mercado tem regulagem ‘’tilt’’ com mancal, de forma que a pessoa possa regular a altura e mudança de ângulo do assento. Ainda há um cáster de roda dianteira cujo ângulo pode ser ajustado para deixar sempre perpendicular em relação ao piso — ajuste necessário quando há o manuseio do mancal traseiro.

Quais são os benefícios da cadeira de rodas esportiva?

A utilização da cadeira de rodas inclinada traz muitos benefícios ao atleta, em relação às cadeiras de rodas normais. Alguns deles são:

Resistência a impactos

Uma cadeira de rodas resistente é fundamental para a prática de esportes de equipe, pois as cadeiras normais podem ser danificadas pelo impacto entre os jogadores. A cadeira esportiva é feita com um material forte, que resiste a esse tipo de contato. O atleta pode jogar da maneira apropriada, sem se preocupar com o risco de causar danos ao equipamento.

Estabilidade

Uma característica que contribui para a estabilidade nas manobras é a roda adicional na parte de trás, o que evita que a cadeira vire. Isso permite uma melhor distribuição do peso do atleta, de modo que ele possa se movimentar com maior segurança.

Além disso, elas têm pinos direcionais — recursos que permitem que o atleta faça curvas com rapidez, segurança e precisão.

Facilidade de manobras e locomoção

As rodas da cadeira esportiva são maiores e inclinadas, o que permite ao atleta fazer manobras rápidas com facilidade e precisão. É praticamente impossível fazer movimentações com uma cadeira de rodas comum.

Além da movimentação mais dinâmica, as rodas adaptadas também oferecem ao atleta maior facilidade na locomoção.

Velocidade e agilidade

Por conta do seu design e leveza, a cadeira de roda inclinada traz mais velocidade e agilidades para o atleta. Há 20 anos as cadeiras eram confeccionadas em ferro, sendo muito pesadas e pouco práticas. Atualmente, elas são feitas em titânio — metal resistente e mais leve do que a maioria.

Geralmente, uma cadeira de rodas normal pesa entre 15 a 25 kg. Por sua vez, o modelo esportivo pesa aproximadamente 8,5 kg. Isso faz toda a diferença

Menos riscos de sofrer problemas no futuro

Em decorrência do esforço excessivo realizado para movimentar uma cadeira de rodas normal, a tendência é que o atleta acabe desenvolvendo problemas no futuro, como trauma cumulativo e lesões no ombro ou no punho.

A partir do uso de uma cadeira mais prática e de fácil locomoção, você tem menos riscos de se lesionar, haja vista que o equipamento é mais leve e, assim, exige menos esforço.

Quando adquirir uma cadeira de rodas esportiva?

Comprar uma cadeira de rodas esportiva não é uma opção exclusiva dos atletas. Mesmo que você seja amador, pode investir nesse equipamento. Se recentemente começou a praticar um esporte do qual realmente gostou, vale a pena adquirir uma cadeira adequada para a prática do seu interesse.

Além disso, é importante ressaltar que a cadeira de rodas tem que ser adaptada individualmente de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.

Muitos cadeirantes acabam se equivocando de comprar a sua cadeira de rodas, o que resulta em limitações no seu dia a dia. É comum que pessoas que tinham um determinado estilo de vida, utilizando uma cadeira de rodas dobrável em X, mudem completamente a sua rotina depois de adquirir um modelo monobloco. Isso, porque essa segunda alternativa traz mais autonomia para a sua locomoção.

Ao fazer essa mudança, é possível ter uma vida mais ativa e satisfatória, além de diminuir o seu desgaste físico, que se torna muito menor por meio de um modelo monobloco. No começo, você pode sentir um pouco de insegurança, mas, à medida que ganha prática, com certeza, é a melhor escolha para as pessoas mais ativas.

Conforme você pôde conferir em nosso artigo, a cadeira de rodas inclinada proporciona muitos benefícios aos atletas e pessoas ativas que desejam ter mais autonomia, oferecendo mais segurança e melhor desempenho na prática do esporte. Portanto elas podem colaborar para o aumento da sua qualidade de vida!

Está em busca de mais independência no seu dia a dia ou facilidade para praticar o seu esporte preferido? Visite o nosso site e conheça os melhores modelos de cadeiras de rodas esportivas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-