Como limpar a cadeira de rodas? Veja 4 dicas práticas

3 minutos para ler

Saber como limpar cadeira de rodas é fundamental. Esse processo deve ser feito com regularidade e é uma prática que não deve ser ignorada. Desde as rodas até a estrutura do objeto, como almofada, peças e encosto, tudo precisa ser higienizado para prevenir a proliferação de micro-organismos.

Isso faz com que a vida útil da cadeira aumente, além de ajudar na segurança e bem-estar do portador. Cerca de duas vezes por mês ou sempre que estiver suja é importante limpar o equipamento de modo adequado, contribuindo para o bom estado de conservação.

Se você deseja saber como limpar cadeira de rodas com algumas dicas práticas, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Respeite as indicações do fabricante

A primeira dica é muito importante. Antes de realizar qualquer limpeza na cadeira de rodas, é necessário conferir quais são as principais indicações do fabricante e verificar quais produtos não devem ser usados para fazer a higienização.

Ao ler as indicações, você encontrará restrições e recomendações, como as instruções de desmontagem e montagem, peso máximo e informações sobre os materiais que fazem parte da cadeira.

2. Desmonte a cadeira

Cadeira de rodas AVD - Dobrável e totalmente desmontável

O segundo passo é desmontar as peças. Os raios da roda e a parte metálica da cadeira podem ser higienizados com um pano embebido em álcool, tendo a vantagem de ser de secagem rápida. Atente-se para que o produto não entre em contato com os componentes do tecido, já que pode causar manchas.

Além disso, dê atenção às rodas, principalmente as menores, quando existentes, pois são uma área em que a sujeira tem uma tendência maior de se acumular. Fios de cabelo, poeira e terra podem prejudicar o funcionamento normal da cadeira.

3. Use bicarbonato ou vinagre para limpar a almofada

A almofada da cadeira de rodas pode ser limpa quando o usuário for dormir, para que exista um tempo suficiente para secar. Para isso, alguns produtos podem ser usados, como vinagre ou bicarbonato de sódio.

Em situações em que há pouco tempo, um desodorante em spray pode ser utilizado para remover odores da almofada. Já as tampas devem ser retiradas de algumas almofadas e colocadas na máquina de lavar no ciclo suave.

4. Dê atenção aos freios e as rodas

Adequalife - FREIO REBATÍVEL M3 ORTOBRÁS - peça

Muita sujeira pode se acumular e afetar a eficiência dos freios e dos pneus. Assim, essas estruturas precisam ser limpas de modo regular, cerca de uma vez por semana ou dependendo da frequência com que a cadeira é usada. Para isso, use papel toalha úmido ou panos de limpeza.

Tenha certeza de que os produtos químicos utilizados para limpá-los não colem ou deixem um resultado indesejado no chão. Uma boa opção é optar por um limpador multiuso.

Agora que você já sabe como limpar cadeira de rodas, lembre-se de seguir as nossas dicas para manter o equipamento sempre conservado, garantindo a vida útil do mesmo. Caso você queira conhecer alguns acessórios e as melhores cadeiras de rodas disponíveis no mercado, não deixe de acessar o nosso site!

Gostou deste post e quer saber mais? Então não deixe de acessar a nossa loja e confira cadeiras de rodas de qualidade e com preço justo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-