Confira 4 vantagens de adquirir uma cadeira de rodas dobrável

4 minutos para ler

A cadeira de rodas dobrável é uma das mais populares do mercado. O diferencial dela está na estrutura, sendo dividida em duas partes laterais unidas por dois tubos de sustentação que formam um “X” no centro da cadeira, sob o assento.

Esse modelo é chamado de dobrável porque o quadro pode ser fechado por inteiro. Basta retirar a almofada e rebater os apoios de pés e compactar a estrutura — o formato em “X” permite que as duas partes sejam unidas, diminuindo o seu tamanho.

Neste post, vamos mostrar 4 vantagens de adquirir uma cadeira de rodas dobrável. Continue a leitura e confira!

1. Praticidade

A cadeira de rodas dobrável tem a grande vantagem de ser fechada como se fosse uma sanfona. Essa característica reduz muito o tamanho da cadeira, facilitando o transporte no porta-malas de um carro, por exemplo.

Isso faz com que ela seja muito prática, pois, dessa forma, a pessoa que usa a cadeira de rodas pode sair para qualquer lugar, já que colocar o equipamento no veículo é muito simples.

Além disso, o sistema de fechamento lateral deixa a estrutura compacta, possibilitando que a cadeira seja guardada em lugares menores e ocupe menos espaço.

2. Maior independência

Cadeiras de rodas ajudam as pessoas a terem mais independência para fazerem as coisas que desejam. Afinal, com ela, a pessoa com deficiência pode ter mais controle da própria vida, ter mais autonomia e liberdade.

Exatamente por essa razão, a cadeira de rodas dobrável é muito benéfica. Por ter um peso superior em relação às cadeiras monobloco (modelo de quadro fixo) ela oferece mais estabilidade ao corpo do usuário, o que diminui os riscos de quedas.

De fato, a cadeira monobloco é mais leve e, consequentemente, mais ágil. Contudo, o alto desempenho pode facilitar os acidentes, já que, ao passar por um piso desigual ou buracos, a cadeira não fornece tanta sustentação ao usuário.

3. Conforto

Outra vantagem muito interessante da cadeira de rodas dobrável é a possibilidade de equipá-la com acessórios que proporcionam mais conforto à pessoa com deficiência. O apoio para os pés, em geral, é articulável e com regulagem de altura. Isso é muito importante para manter a postura mais confortável.

Além disso, a altura adequada do pedal garante uma melhor distribuição da pressão ao sentar. Os apoios de braços são móveis para facilitar as transferências do dia a dia e dar mais acessibilidade dentro de casa.

Outros acessórios que podem ser implementados para elevar a confortabilidade da cadeira de rodas dobrável são o cinto pélvico ou peitoral, mesa de atividades, rodas anti tombo, almofadas mais confortáveis, entre muitos outros.

4. Comodidade

A cadeira de rodas dobrável tem um preço mais acessível que os outros modelos, além de, como mencionamos, ser de fácil transporte, o que dá muito mais comodidade para os usuários. Além do mais, são ideais para percorrer locais menores e passar por portas mais estreitas.

Para aqueles com maior dependência, que precisam de outra pessoa para empurrar a cadeira, esse modelo é muito mais cômodo, visto que a estrutura é mais firme e confere maior segurança e estabilidade no momento do uso.

Outro detalhe que garante a comodidade desse modelo é que elas podem ser desmontáveis. Muitas delas têm um sistema de desmontagem rápida — quick release — nas quatro rodas, que facilitam a retirada e o desmonte.

Como vimos, existem muitas vantagens de investir em uma cadeira de rodas dobrável. Afinal, ela tem um preço mais acessível, oferece maior comodidade e, principalmente, proporciona facilidade no transporte. Para encontrar esse modelo de cadeira, você pode buscar por lojas online especializadas e fazer a compra no conforto da sua casa.

Se você precisa de uma loja de confiança para comprar sua cadeira de rodas dobrável, entre contato conosco. Na Loja Ortopédica você encontrará todos os tipos de cadeira de rodas, inclusive as motorizadas. Confira já as nossas opções!

Como escolher a melhor cadeira de rodas para as minhas necessidades?
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-