Dia internacional da Pessoa com Deficiência: reflexão e conscientização

6 minutos para ler

Comemorado anualmente no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa da ONU desde 1992, com o intuito de promover uma maior conscientização a respeito das pessoas com deficiência.

Além disso, busca chamar atenção para melhor reflexão sobre como devemos respeitar e lutar pelos direitos dessa parcela da população.

Continue lendo e aprenda mais acerca da origem dessa data, curiosidades, definição dos tipos de deficiências e muito mais!

Qual é a origem desta data?

Criada por meio da resolução A/RES/47/3 e instituída em outubro de 1992, essa data é uma comemoração ao término do ciclo iniciado em 1983, que adotou o Programa de ação mundial para as pessoas com deficiência.

Seu objetivo é promover medidas de prevenção de preconceitos à pessoa com deficiência, assim como a igualdade e participação plena dessas pessoas na sociedade.

E a cada ano, a partir de 1992, no dia 3 de dezembro, são celebradas as conquistas das pessoas com deficiência, assim como reflexões em relação a novas formas de inclusão e acessibilidade, a importância de seus direitos e a realidade dessas pessoas.

Temas do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Passando a ter um caráter mais celebrativo no decorrer dos anos, a partir de 1998 todo ano um tema é escolhido para o dia 3 de dezembro, visando promover conscientização e reflexão sobre o assunto focalizado.

Neste ano de 2021, o tema é “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”.

Este tema convida as pessoas com deficiência a agirem de forma mais ativa na sociedade, incentivando-as a serem mais participativas para a construção de um mundo mais inclusivo, acessível e sustentável pós-pandemia para as demais pessoas com deficiência.

Além do tema deste ano, vejamos uma lista com os temas escolhidos desde 2015:

  • 2020: “Em direção a um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”;
  • 2019: “Promover a participação das pessoas com deficiência e suas lideranças: Tomando medidas sobre a Agenda de Desenvolvimento 2030”;
  • 2018: “Capacitar as pessoas com deficiência e assegurar a inclusão e a igualdade”;
  • 2017: “Transformação para uma sociedade sustentável e resiliente para todos”;
  • 2016: “Alcançando 17 metas para o futuro que queremos”;
  • 2015: “A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades”.

Dá para perceber um aspecto de “mudança” nesses temas, não é? Parecem incentivar uma ação de mudança nas pessoas com ou sem deficiência, com o intuito de refletirmos de que sempre há algo a ser feito pelas pessoas com deficiência.

Seja no dia a dia, no ambiente de trabalho ou na educação, devemos de forma frequente pensar o que pode ser feito para tornarmos esses ambientes mais inclusivos e acessíveis para todos, de forma a também garantirmos igualdade para as pessoas com deficiência, independentemente de suas condições.

Curiosidades relacionadas ao dia 3 de dezembro

Ademais, a data do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência compartilha espaço com alguns fatos interessantes, como eventos históricos e aniversários e falecimentos de pessoas conhecidas.

Lembra dos tempos em que trocávamos mensagens por SMS? Então, acredite se quiser, mas a primeira mensagem de SMS enviada aconteceu exatamente no dia 3 de dezembro de 1992, no mesmo dia e ano em que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi estabelecido!

Esse primeiro SMS (Short Message Service), bastante conhecido aqui no Brasil como “torpedo”, foi enviado de um computador a um telefone celular, no Reino Unido.

E para você que gosta de videogames, em 3 de dezembro de 1994 ocorreu um evento que marcou e revolucionou toda essa indústria. E aí, já sabe? Foi o lançamento do famosíssimo Playstation 1 no Japão, lar dessa multinacional.

Responsável por dar início à marca de consoles de videogames mais vendidos da história, o Playstation 1 inovou o mercado da época com sua tecnologia potente e trouxe a era do CDs para os consoles, que antes utilizavam fitas e cartuchos.

Outra informação bacana é que nesse dia 3 de dezembro uma pessoa muito conhecida faz aniversário. Tendo apelidos como Príncipe das Trevas, Madman e Pai do Heavy Metal, quem será que é essa pessoa? Ninguém mais e ninguém menos que Ozzy Osbourne.

Nascido em 1948, John Michael Osbourne é ganhador de inúmeros prêmios e indicado para vários outros. O astro figura como referência mundial quando se trata de música metal e heavy metal, sendo seu nome conhecido por todos que gostam de música no geral.

Agora em cenário nacional, a data de 3 de dezembro é lembrada em muitos lugares pelo falecimento do terceiro presidente do Brasil e primeiro civil a assumir o cargo de presidente, Prudente de Morais.

Natural de Mairinque, Prudente José de Morais Barros teve seu mandato entre os anos de 1894 a 1898 e deu início a famosa República das Oligarquias, em que os grandes fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais passaram a ter grande influência na política nacional.

Classificação dos tipos de deficiências

Antes mesmo de instituir essa data comemorativa, a ONU já defendia os direitos das pessoas com deficiência, sendo as pessoas com deficiência aquelas que possuem algum tipo de impedimento de natureza física, intelectual ou sensorial que dificulte sua participação plena e efetiva na sociedade.

De forma geral, as deficiências podem ser classificadas em:

  • Deficiência física;
  • Deficiência visual;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência Intelectual;
  • Deficiência múltipla.

Desta forma, aqui no Brasil é o Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015 que garante os direitos das pessoas com deficiência.

Como pudemos ver, esta data do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência busca conscientizar a todos sobre os vários problemas que as pessoas com deficiência passam.

Além disso, com seus temas também nos faz refletir acerca do que podemos fazer para melhorar essa situação, e tornar nossa sociedade mais inclusiva e acessível para todas as pessoas.

Já que é assim, devemos mesmo é pensar e agir diariamente para garantimos a igualdade para essas pessoas, não nos limitando em apenas um dia por ano.

E você já conhecia o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência? O que achou do tema deste ano? Deixe aí nos comentários, porque realmente queremos saber sua opinião!

Gostou deste conteúdo e quer receber mais publicações do tipo? Então não se esqueça de nos seguir no Instagram e Facebook, e aproveite para conferir o nosso site.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-