Confira 5 dicas de exercícios essenciais para os cadeirantes

4 minutos para ler

Muitas pessoas pensam que usar uma cadeira de rodas é sinônimo de sedentarismo. Entretanto isso não é verdade. É muito importante conhecer algumas dicas de exercícios para cadeirantes que ajudam a manter os músculos fortes e a evitar a formação de alguma condição que favoreça o surgimento de doenças.

Manter o corpo sempre ativo pode ajudar a diminuir a sobrecarga dos membros e prevenir dores musculares. Além disso, os exercícios proporcionam diversas vantagens para a construção do esquema corporal, aumento e fortalecimento da massa muscular e coordenação motora, ajudando a adquirir mais agilidade e equilíbrio.

Neste post, vamos apresentar 5 dicas de exercícios para cadeirantes que são essenciais. Confira!

1. Alongamento de braço

Este alongamento ajuda a manter a flexibilidade dos músculos dos membros superiores, auxiliando a eliminar a tensão. Sentado na cadeira de rodas, utilize o freio para travá-la. Após isso, fique com os ombros alinhados, coloque o braço direito reto e puxe contra o braço esquerdo, de maneira lenta.

Fique nessa posição por 15 segundos. Depois, basta realizar o mesmo movimento com o braço esquerdo. Repita o processo cerca de 4 vezes de cada lado.

2. Alongamento de pescoço

Alongar o pescoço é importante para relaxar os músculos e diminuir a tensão da região, evitando possíveis dores. Para isso, trave a cadeira de rodas utilizando os freios. Depois, alinhe os ombros, flexione o pescoço e a cabeça para trás e para frente, lentamente e o máximo que conseguir.

Permaneça nessa posição por 5 segundos. O ideal é repetir o movimento por, no mínimo, 2 séries de 15 repetições.

3. Alongamento de coluna

Ficar sentado por tanto tempo pode causar muito desconforto na coluna. Portanto é fundamental alongá-la, já que isso pode reduzir o risco de lesões, promover uma boa postura e relaxar a região. Assim, sente-se na cadeira de rodas de frente para uma mesa alta.

Utilize os freios para travar a cadeira, flexione a coluna para frente e apoie as mãos na mesa. Fique nessa posição por aproximadamente 15 segundos. Nesse exercício, é muito importante sentir os músculos da coluna sendo alongados, então faça o mesmo movimento por cerca de 3 vezes.

4. Alongamento de perna

Alongar as pernas é fundamental para os cadeirantes, pois os membros inferiores costumam ficar muito tempo sem movimento. Para isso, fique na cadeira de rodas, de preferência com as costas voltadas para uma parede. Após isso, apoie as duas pernas em cima de um local reto, com uma almofada ou um travesseiro abaixo dos pés.

Fique nessa posição por 15 segundos. É importante sentir o músculo das pernas sendo alongado. Repita esse movimento por cerca de 2 vezes ao dia.

5. Alongamento de ombro

Alongar os ombros é importante para evitar lesões na região, além de ajudar a melhorar os movimentos. Para isso, segure o cotovelo esquerdo com a mão direita e puxe suavemente o cotovelo atrás da cabeça até sentir que a região está alongada.

Após isso, incline-se suavemente para o lado direito do seu quadril para esticar um dos lados da parte superior do corpo. Fique na posição por 15 segundos. Repita o exercício com o outro braço.

Como vimos, existem diversas dicas de exercícios para cadeirantes que são essenciais para os movimentos dos membros. Por isso, antes de começar os exercícios, lembre-se de consultar um médico ou um fisioterapeuta antes de realizá-los sozinho.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-