Encosto para cadeira de rodas: entenda como escolher o ideal

3 minutos para ler

Uma peça de fundamental importância no equipamento de qualquer cadeirante é o encosto para cadeira de rodas. Afinal de contas, essa parte da cadeira é responsável por apoiar a coluna e evitar que surjam problemas nesta região, garantir conforto e promover qualidade de vida às pessoas com deficiência.

No entanto, nem todos os cadeirantes se lembram de dar a devida atenção ao encosto ao adquirir a cadeira. Os problemas não tardam a aparecer: muitos são acometidos por dores e sentem dificuldade para se locomover com seus equipamentos. Outros encontram inúmeras dúvidas quando precisam substituir o acessório.

Se esse é o seu caso, não deixe de acompanhar as linhas a seguir. Vamos mostrar o que você deve levar em consideração ao escolher o encosto para cadeira de rodas. Confira!

Conheça os tipos de encosto para cadeira de rodas

Encosto Nylon Para Cadeira De Rodas Ortobras 40/42/44/46

Você, cadeirante, sabe quais são os tipos de encosto para cadeiras de rodas? Esse é um dos critérios a serem observados ao adquirir a peça ou todo o equipamento. Existem os encostos flexíveis e os rígidos. Vamos conhecer melhor cada um deles?

O encosto flexível costuma ser feito de nylon. Trata-se de um material resistente, que pode ser retirado e lavado, conforme orientações do fabricante. Porém, é importante verificar sua integridade ao longo do tempo, mais precisamente a partir de seis meses, porque o atrito com a coluna pode desgastar o material.

Da mesma forma, o encosto rígido é igualmente resistente. Muitos cadeirantes optam por ele por oferecer bastante firmeza no contato com a coluna. A peça é também acolchoada, logo, promove alto nível de conforto. Outra vantagem é que esse tipo de encosto ajuda a manter o equilíbrio da postura, favorecendo a locomoção.

Considere o tipo de cadeira de rodas

Sua cadeira de rodas é dobrável, reclinável, do tipo monobloco? Antes de adquirir o encosto, você precisa saber se ele se adapta perfeitamente ao seu equipamento. Uma dica é verificar o acessório original da cadeira e comprar um idêntico. Mas se você deseja uma peça diferente, requisite a orientação do seu médico e/ou de uma loja especializada.

Saiba qual é o tamanho do encosto

As medidas do encosto também importam muito visto que é preciso que ele tenha o tamanho adequado para se ajustar perfeitamente à cadeira e promover o conforto postural. Você pode encontrar opções da marca CDS, por exemplo, que medem 37,5 centímetros de altura e 44,5 centímetros de largura. Em caso de sobrepeso, verifique com um especialista se as dimensões precisam ser maiores.

Pesquise quais são as marcas disponíveis no mercado

Outra boa recomendação é investigar quais são as marcas que oferecem peças de reposição para cadeira de rodas, incluindo o encosto. Podemos citar Ortobras, CDS, Jaguaribe, Ottobock e Ortomobil como algumas das principais. Repare se o acessório é da mesma marca que seu equipamento ou certifique-se de que ele se adapta bem à sua cadeira.

Gostou das dicas? Se você deseja acertar em cheio ao adquirir o encosto para cadeira de rodas, procure por uma empresa de referência no mercado, como a Loja Ortopédica. Somos especializados em suprir as necessidades de mobilidade e saúde de pessoas que se encontram em qualquer lugar do Brasil. Conte conosco!

Caso esteja em busca de artigos de acessibilidade, acesse já a nossa loja virtual e conheça as opções que temos disponíveis para você!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-