6 filmes sobre deficiência para você aproveitar

6 minutos para ler

A sétima arte, o cinema, retrata a realidade através da lente de uma câmera, trazendo as impressões e perspectivas que o diretor deseja passar por meio de diversas técnicas de cinematografia.

E mais do que simplesmente um retrato ou reprodução fidedigna da realidade, os filmes, os que de fato podem ser considerados obras de arte, trazem muito mais do que diversão e entretenimento.

Eles proporcionam reflexões acerca da nossa realidade, estimulam nosso senso crítico e trazem inspirações para nos desenvolvermos melhor como seres humanos.

Pensando nisso, trouxemos 6 filmes sobre deficiência para que você assista neste final de ano, para que possa se divertir e ao mesmo tempo refletir sobre as diversas realidades e dificuldades em que as pessoas com deficiência se encontram.

Ficou interessado? Então continue lendo e veja nossas recomendações cinematográficas!

Filmes sobre deficiência: por quê?

Os filmes sobre deficiência retratam a realidade de uma pessoa com deficiência, seja uma deficiência motora, visual, auditiva ou mental, fazendo-nos refletir acerca da vida delas; como não devemos julgar os outros por aquilo que não possuem, e sim pelos seus elementos positivos.

E para isso, montamos uma lista de 10 filmes sobre deficiência para nos conscientizarmos a respeito. Sem mais delongas, vamos aos filmes:

1.    Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Clássico do conhecido ator Tom Hanks e ganhador do Oscar de melhor filme de 1995, o filme ocorre por meio das diversas histórias contadas pelo personagem Forrest Gump sobre sua vida.

Apesar de não falar explicitamente, Forrest fala e ressalta diversas vezes durante o filme que sempre foi meio “lento” e diferente das outras crianças, ficando implícito que se trata da Síndrome de Aperger, que é um estado do espectro autista.

Mesmo com essa diferença em relação aos demais, Forrest sempre contou com o apoio de sua mãe, sendo capaz de cativar a todos em suas diversas aventuras, seja no futebol, na Guerra do Vietnã, suas famosas corridas ou até com seu barco pesqueiro.

Com seu final nos deixando com um sorriso no rosto, Forrest Gump traz uma mensagem forte e inspiradora, ensinando a como viver de forma autêntica sendo você mesmo.

2.    Colegas (2012)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos.

Filme nacional de aventura e comédia, Colegas traz a história dos amigos Stallone, Aninha e Márcio, que vivem juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down.

Até que um dia, inspirados pelos filmes que assistem, decidem fugir do instituto e embarcar em uma viagem do interior de São Paulo a Buenos Aires, envolvem-se em diversas aventuras enquanto perseguem seus respectivos desejos de casar, ver o mar e voar.

Embora traga esse clima de comédia, o filme mostra toda essa busca dos personagens portadores de Síndrome de Down por mais autonomia, superação e aprendizagem de forma divertida e sutil.

3.    A Música e o Silêncio (1996)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Filme alemão e indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro, a história é sobre Lara e sua relação com seus pais surdos-mudos, em que a jovem, não tendo nascido com a mesma condição dos pais, ajuda-os em diversas situações como no trabalho deles ou em suas reuniões escolares.

E após sua tia lhe dar um clarinete na festa de natal, Lara acaba se apaixonando pela música, apesar de seus pais não poderem participar disso.

A beleza do filme está nesses momentos em que Lara faz de tudo para ajudar seus pais, tentando até mesmo os incluir no mundo da música.

4.    Um Momento Pode Mudar Tudo ( 2014)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Neste filme, temos a história de Bec, que é uma universitária e começa um novo trabalho como cuidadora de Kate, uma mulher que sofra de uma doença terminal.

Kate era uma esposa confiante, bem sucedida e admirada por todos, até que é diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a mesma doença do finado físico Stephen Hawking, passando a precisar de uma cadeira de rodas, tendo também que lidar com seu relacionamento cada vez mais complicado com seu marido.

Com a vinda de Bec como sua cuidadora, o filme fica muito emocionante conforme as duas acabam se tornando grandes amigas e se ajudam com seus problemas.

5.    Sempre Amigos (1998)

Classificação indicativa: livre

Aqui temos a tocante história de dois meninos especiais que sofrem bullying e acabam formando uma bela amizade.

Max, um garoto que tem dificuldades de aprendizado por conta de um evento traumático que testemunhou, conhece seu novo vizinho Kevin, que é um menino muito inteligente com um problema de locomoção.

Eles acabam se tornando grandes amigos e ajudam um ao outro com suas dificuldades, além de viverem várias aventuras e lutarem contra o bullyng e o preconceito.

6.    Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos.

O filme traz a história de Leonardo, um estudante cego do ensino médio, e sua amizade com o novo estudante da escola, Gabriel. Lutando para conquistar mais independência e aceitação de sua turma, Leonardo encontra em Gabriel o suporte que precisava de um amigo.

Conforme amizade dos dois avança, vemos Leonardo descobrir mais sobre si mesmo e seus verdadeiros sentimentos por Gabriel, que vão além da amizade.

 Com sua mensagem forte e ao mesmo tempo sutil, vemos os personagens lidando com dois temas importantes que devem ser mais discutidos: a inclusão e a homossexualidade.

Como vimos nas indicações acima, os filmes sobre deficiência podem nos fazer refletir acerca da nossa realidade e o que podemos fazer para melhorá-la para as demais pessoas, independentemente de suas condições físicas, mentais ou orientação sexual.

Mas agora queremos saber de você. E aí, já viu ou conhece algum desses filmes? O que acha de estourar aquela pipoca e aproveitar o final de ano enquanto se diverte e se humaniza com esses filmes?

Gostou das indicações? Então considere compartilhar com seus amigos e não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais, Instagram e Facebook, para sempre ficar informado quando tivermos mais sugestões e posts interessantes para você.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-