4 filmes sobre deficiência que vão fazer você se emocionar

3 minutos para ler

Uma das magias do cinema é conseguir retratar diferentes situações para vários públicos. A exibição na tela é essencial para que as pessoas possam enxergar as suas realidades e a de outros indivíduos. Tanto nas produções internacionais quanto no cinema nacional é possível encontrar filmes sobre deficiência que mostram as histórias e conquistas dessas pessoas.

Assim, os filmes têm um papel muito importante, que vai além de apenas divertir ou entreter, pois podem passar lições valiosas e trazer inspirações. Além disso, as obras auxiliam na quebra de tabus sociais, ao demonstrar que não importa a dificuldade, a inclusão é essencial e necessária.

Pensando nisso, neste post apresentaremos 4 filmes sobre deficiência como exemplos de superação. Confira!

1. Intocáveis

Intocáveis, a história de dois amigos improváveis

O filme Intocáveis conta a história de Philippe, um aristocrata que fica tetraplégico após sofrer um acidente grave. Em decorrência de sua condição motora, ele contrata um assistente. A vaga fica com Driss, um jovem de baixa renda e sem experiência para cuidar de pessoas com deficiência.

Os dois percorrem um trajeto de aprendizagem mútua. Durante o desenrolar da trama, Driss aprende a nova função de maneira um pouco atrapalhada. Philippe, por sua vez, se adapta ao jovem por não ser tratado por ele com pena.

2. Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes De Você" e o mito da mulher transformadora ~ Não Me Kahlo

O filme conta a história de Will, um homem bem-sucedido e rico que leva uma vida de esportes radicais, viagens e muitas conquistas, até sofrer um acidente de moto ao atravessar a rua em um dia de chuva. O incidente o deixa tetraplégico, fazendo com que ele fique em uma cadeira de rodas.

Will se torna extremamente cínico e depressivo, para a preocupação dos pais. Nessa situação, Louisa Clark é contratada para ser cuidadora do homem. Com dificuldades financeiras e de origem modesta, ela faz de tudo para melhorar a qualidade de vida de Will e, aos poucos, os dois acabam se envolvendo.

3. Extraordinário

5 razões para assistir o filme "Extraordinário" - Colégio Plínio Leite | 90  anos de tradição

Baseado em um livro com o mesmo nome, a obra narra a história de Auggie Pullman, um menino que começa a frequentar a escola pela primeira vez aos 10 anos. A causa disso é que o garoto nasceu com uma deformação facial, em decorrência da síndrome de Treacher Collins, uma doença associada a vários defeitos da cabeça e pescoço.

Durante a sua infância, Auggie teve que passar por 27 cirurgias plásticas, fazendo com que sua mãe optasse por educá-lo em casa. O filme apresenta o início da sua convivência com outras crianças, preconceitos e bullying.

4. A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo - Filme 2014 - AdoroCinema

O filme é baseado na história do famoso astrofísico Stephen Hawking e retrata como ele fez relevantes descobertas para o mundo da ciência, ao mesmo tempo em que mostra sua vida com uma doença motora degenerativa que o deixou sem movimentos. O enredo destaca que nenhuma limitação impediu que Stephen Hawking se tornasse um dos grandes cientistas do século.

Como vimos, esses filmes sobre deficiência podem trazer às pessoas importantes reflexões sobre superação e inclusão. Por isso, não deixe de assistir a essas obras que passam lições verdadeiramente inspiradoras.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, confira 5 dicas para melhorar a qualidade de vida do cadeirante!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-