Entenda a importância da cadeira de rodas para pessoas com limitações

3 minutos para ler

Considerada um recurso de tecnologia assistiva, a importância da cadeira de rodas se dá pelo auxílio que presta no processo de promoção da reabilitação, e com maior independência, das pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.

A orientação e indicação para o uso devem ser feitas por um profissional qualificado, assim como as adaptações necessárias para a correção postural. A escolha do tipo ideal também é essencial para que o cadeirante tenha qualidade de vida e bem-estar para as atividades do dia a dia, sem restrições de mobilidade.

Se você deseja saber mais sobre a importância da cadeira de rodas para pessoas com limitações, e como escolher a ideal, não perca o nosso post. Boa leitura!

Qual a importância da cadeira de rodas para pessoas lesionadas?

200 Not-Boring Questions To Connect And Get To Know Someone Better

A cadeira de rodas é uma grande aliada para quem tem mobilidade reduzida, seja para pessoas com deficiência (mais independência), lesionadas (auxilia na recuperação) ou idosos. Ela é um equipamento necessário e precisa comportar todas as necessidades do indivíduo, portanto deve ser prática e confortável.

Como escolher uma cadeira de rodas?

No mercado existem diversas opções que são adaptáveis para diferentes tipos de uso. Veja, a seguir, como escolher uma cadeira de rodas.

Considere o tamanho da cadeira

Para acertar o tamanho da cadeira, é necessário ficar atento ao biotipo da pessoa. Isso porque um usuário de baixo peso precisará de um equipamento diferente de outro com obesidade. No momento de comprar, leve em conta as seguintes características:

  • largura total da cadeira: é fundamental que o equipamento passe sem nenhuma dificuldade pela porta de casa. Assim, meça-o antes. Lembre-se de levar em consideração as rodas, que ocupam cerca de 20 centímetros;
  • tamanho do quadril: o recomendado é que o assento seja 2 centímetros mais largo que o quadril da pessoa, promovendo o conforto necessário.

Verifique a acessibilidade dentro de casa

Quem acha que, na hora da escolha, deve considerar apenas o tamanho e as características do usuário, está enganado. Mais do que atender as necessidades básicas dessas pessoas, é importante se atentar à acessibilidade em casa.

Antes de optar pela cadeira ideal, pense sobre o ambiente de uso e observe:

  • escadas ou rampas;
  • se o prédio tem elevador;
  • medidas dos corredores e portas do local.

Veja se a cadeira de rodas tem acessórios

A maior parte dos modelos de cadeira de rodas oferece variações, como braços escamoteáveis, removíveis ou fixos, além de muitos materiais estruturais e de revestimento, como almofadas, tubos de alumínio ou espuma de alta densidade etc.

Quanto melhor forem os componentes e o padrão da cadeira, maior será a durabilidade do equipamento. Atualmente, é possível encontrar produtos com rodas em borracha macia antifurto, pintura epóxi, eixos reforçados de aço, modelos com rolamentos blindados e outros recursos que auxiliam na durabilidade.

Os acessórios também tornam a cadeira mais confortável para a condição de cada pessoa, como almofada antiescaras, dispositivo antimofo e sistema de amortecimento de impacto.

Agora que você já conhece a importância da cadeira de rodas, lembre-se de observar os detalhes no momento de adquiri-la. Com isso, você escolherá a mais adequada para garantir maior mobilidade e conforto.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça as principais características das cadeiras de rodas reclináveis!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-