4 lugares no Brasil com acessibilidade para deficientes

3 minutos para ler

Viajar renova as energias e faz muito bem para a mente, mas nem todos os destinos têm acessibilidade para receber os turistas com mobilidade reduzida ou deficiência. No entanto, a boa notícia é que existem diversos lugares com acessibilidade para deficientes, sendo atrativos para todos.

O turismo acessível é muito importante para essas pessoas, já que oferece liberdade para elas conhecerem locais diferentes sem complicações. As cidades mais acessíveis fazem com que essa atividade se torne ainda mais fácil, o que possibilita uma recepção adequada para esse grupo. Desse modo, essa prática proporciona mais inclusão e acessibilidade, permitindo que qualquer um tenha acesso a atividades turísticas.

Neste post, mostraremos 4 lugares no Brasil com acessibilidade para deficientes. Confira!

1. Rio de Janeiro

O que fazer em Rio de Janeiro: Top 20 atrações | Costa Cruzeiros

A Cidade Maravilhosa apresenta boa parte do seu núcleo urbano com elementos de acessibilidade, como rampas para a circulação de quem tem dificuldade de locomoção. Desde as Olimpíadas de 2016, o projeto de acessibilidade incluiu diversas calçadas pavimentadas em concreto especialmente pensadas e construídas para gerar acesso adequado aos pontos turísticos.

Além disso, existem alguns projetos de acessibilidade nas praias ocorrendo principalmente na do Leblon, Copacabana e da Barra. O mais famoso é o projeto Praia Para Todos, que ocorre nos meses mais quentes e conta com stand-up paddle, cadeiras anfíbias e esteira de acesso.

2. São Paulo

Sobre São Paulo - Intercorr 2021

A maior metrópole do Brasil apresenta vários avanços no ramo da acessibilidade. O Memorial da América Latina, por exemplo, é um prédio que conta com uma estrutura acessível. Para se planejarem e localizarem passeios, a pessoa pode conferir no Guia Turismo Acessível quais são os principais locais adaptados em São Paulo.

O famoso Museu do Futebol pode ser visitado por todos, já que contém acesso para cadeirantes no percurso, audioguias para cegos, imagens em relevo, maquetes táteis e totens em braile.

3. Bonito

Bonito recebe premio de melhor destino de ecoturismo: 5 motivos para  conhecer a cidade! – Blog Nascente Azul

Uma das cidades mais charmosas do país, que está localizada no Mato Grosso, proporciona várias possibilidades de passeios em meio à natureza. O ecoturismo é um destaque do lugar, oferecendo boas opções para pessoas com deficiência.

Por lá, você poderá ficar envolvido em algumas atividades, como os esportes radicais, pois a cidade é rica em alternativas adaptadas. Dessa maneira, quem tem mobilidade reduzida poderá se aventurar em mergulhos, trilha e rapel, algo que há algum tempo não fazia parte de uma opção viável de passeio.

4. Salvador

Turismo e viagem para Salvador 2020 - Férias em Salvador

Mesmo se tratando de um local antigo, a cidade de Salvador também está preparada para receber pessoas com deficiência. O centro histórico, um dos patrimônios culturais da humanidade, se adaptou e agora conta com guias rebaixadas, elevadores com acesso para ladeiras, escadarias e rampas espalhadas pela cidade.

Dessa maneira, o turista poderá visitar o Pelourinho e outros pontos turísticos, como o Elevador Lacerda e o Museu de Arte Sacra.

Agora que você já conhece os principais lugares com acessibilidade para deficientes, não se esqueça de visitá-los para curtir as férias! Além disso, para facilitar o encontro de destinos mais acessíveis, não deixe de consultar o Google Maps que incluiu o recurso “locais com acessibilidade” no app.

Gostou deste post? Você já visitou esses destinos? Deixe um comentário em nosso post e conte como foi!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-