Mudanças em carros para PCD e descontos na compra

4 minutos para ler

Hoje em dia a maioria das pessoas dirigem, mas após uma amputação sempre surge a dúvida se será possível continuar dirigindo, e sim, isso é possível! 

Hoje em dia existem carros que são específicos para PCD e são adaptados conforme suas necessidades.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre as modificações que seu carro precisa ter, te dar algumas dicas e ainda falar sobre os descontos que você tem direito por ser PCD.

Modificações no carro

Se você passou por uma amputação em sua perna direita, a primeira mudança que será preciso fazer é no acelerador, e uma das opções é trocar para o lado esquerdo o acelerador.

Essa é uma das modificações mais difíceis de adaptação, principalmente quando você já sabe dirigir, pois como tem a troca de lado é preciso treinamento para se acostumar. Também é possível colocar uma alavanca para que o freio e o acelerador sejam controlados com as mãos.

Outra modificação que pode ter é uma cinta ou alça que segura a mão do motorista para que não se solte do volante e até um pomo giratório que facilita na condução para pessoas que possuem alguma necessidade nas mãos.

Aluguel de carros para PCD

Existe uma lei em que obriga as locadoras de cada a terem 1 a cada 5 veículos adaptados, mas infelizmente nem todas possuem essa adaptação, mas esse número deve crescer cada vez mais devido a grande demanda.

Por isso procure empresas que possuem aluguéis de veículos para PCD e faça sua reserva com 72 horas de antecedência, que é o prazo que eles pedem.

Os veículos já vêm adaptados da fábrica?

Com o aumento nas vendas de carros para PCDs as montadoras agora estão tendo algumas opções de veículos já adaptados. Como alguns modelos da Renault, da Fiat e da Kia, em alguns casos eles já vem com um acesso de rampa, controle no volante e por voz e até opções com 4 lugares onde duas pessoas podem usar sua cadeira de rodas.

Caso o modelo que você quer, ou a loja que procurou não possui o carro adaptado, você pode ver com eles a disponibilidade de fazer as adaptações necessárias.

Isenção para PCD

Cada vez mais as pessoas estão em busca da isenção dos impostos de carros para pessoas com deficiência. Este é um benefício concedido a pessoas que possuem limitações físicas para locomoção e direção de veículos.

Quando comparamos com os carros não adaptados os descontos podem chegar a 30%, isso acontece pois é abatido os impostos como o ICMS, o IPVA e o IPI. 

Mas é preciso estar atento às regras que passarão por algumas alterações em 2021. Houve mudanças em relação às limitações, veja o que faz parte: 

  • amputações
  • artrose
  • AVC
  • alguns tipos de câncer
  • autismo
  • doenças degenerativas
  • esclerose
  • lesões com sequelas físicas
  • paraplegia
  • problemas de coluna

Também houve mudança com o ICMS, que agora só terá a isenção quem for considerado com grau moderado ou grave, comprometendo totalmente ou parcialmente as funções que geram risco ao trânsito.

Solicitação de descontos 

Para você solicitar seu desconto é necessário que seja um veículo 0 Km, que tenha valor máximo de R$70.000,00 e deve ser fabricado no Brasil ou em países da Mercosul. 

Para pedir a isenção no IPI e o IOF é só acessar o site da Receita Federal e para o ICMS e IPVA procure a Secretaria da Fazendo de seu estado.

E para conseguir as isenções é preciso ter um laudo médico de profissionais credenciados ao Detran ou ao SUS e ter outros documentos como CPF, RG, CNH especial e comprovante de residência. Alguns documentos específicos serão solicitados.

É importante que verifique sempre as informações sobre carros PCD e descontos, entre em contatos com as empresas citadas, afinal sempre há atualizações nas leis.

Gostou do nosso artigo sobre carros para PCD? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe e nos siga em nossas redes sociais Instagram, Facebook ou Linkedin para ficar por dentro de nossas atualizações.

Gostou de saber carros para PCD e isenção de impostos? Então nos acompanhe no Instagram, no Facebook e em nosso blog e não deixe de acessar nossa loja virtual.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-