Inflável ou maciço: aprenda escolher os pneus para cadeira de rodas!

4 minutos para ler

Escolher os pneus para cadeira de rodas pode gerar muitas dúvidas nos usuários, especialmente na primeira compra. Isso porque os pneus são responsáveis pela facilidade com que a cadeira se desloca pelos terrenos. No geral, quanto mais duro o pneu, mais fácil o deslizamento; quanto mais macio, mais difícil é a propulsão.

Assim, entender as características e vantagens de cada pneu pode ser um diferencial no momento da escolha. Por isso, neste texto vamos falar sobre as principais questões envolvendo os pneus infláveis e maciços e como escolher a melhor opção. Acompanhe!

Qual a diferença entre os pneus infláveis e maciços?

Os pneus infláveis são feitos de borracha e têm uma câmara de ar internamente. O ar na câmara funciona como uma suspensão e absorve os impactos e imperfeições do terreno — isso faz com que ele seja mais confortável que o pneu maciço e ideal para ser usado em terrenos acidentados.

Já os pneus maciços também são feitos de borracha, porém a parte interna é composta por um material sólido, como plástico, borracha ou espuma. A principal característica desse pneu é que ele é mais duro que o inflável e pode ser classificado em três tipos:

  • pneus de borracha prensada: opção de maior dureza e apresenta maior aderência com o solo;
  • poliuretano (PU): pouca aderência em pisos molhados e apresenta dureza média;
  • pneus de borracha convencional: esse pneu é preenchido com poliuretano expandido e é a opção de menor dureza. Das três opções, é o mais confortável.

Quais as vantagens desses pneus para cadeira de rodas?

Dos pneus para cadeira de rodas, o inflável é o mais confortável, especialmente em terrenos irregulares. Como mencionamos, o ar contido na câmara de ar absorve o impacto do solo, proporcionando um efeito de suspensão durante o deslocamento.

Outra vantagem é que esse pneu é mais leve, tem maior absorção de choque e tem boa tração na maioria dos terrenos, evitando que a cadeira deslize em solos molhados, por exemplo. Por outro lado, eles também exigem mais manutenção e calibração semanal, pois tendem a perder o ar naturalmente.

Além disso, também podem furar caso passem por pregos, vidros ou pedras com pontas, o que acaba sendo uma desvantagem em relação ao maciço. No entanto a regulagem e reparos podem ser feitas em qualquer posto de combustível ou borracharia, de maneira muito simples.

No caso dos pneus maciços, a grande vantagem é que ele exige menos manutenção, pois não furam e também não esvaziam. Contudo sua troca, quando necessária, costuma ser mais cara do que o pneu inflável.

Outra desvantagem é que esse pneu para cadeira de rodas tende a ser mais pesado, tem menos absorção de impactos e pode ser desconfortável, especialmente em terrenos irregulares como paralelepípedos ou pisos molhados.

Como conservar a cadeira de rodas e aumentar sua vida útil?

A cadeira de rodas proporciona mais conforto, autonomia e mobilidade para todas as pessoas que usam esse equipamento em suas rotinas. Alguns cuidados diários ajudam a preservar e aumentar a vida útil desse item, inclusive dos pneus para cadeira de rodas.

Os pneus são os responsáveis pela estabilidade e boa movimentação da cadeira. Por isso, para aumentar sua vida útil, é preciso fazer a calibragem semanalmente, pois quanto mais vazio o pneu estiver, mais pesada a cadeira fica, dificultando o deslocamento.

A calibragem pode ser feita em bicicletários, postos de gasolina ou em casa, utilizando uma bomba adequada. Realizando esse procedimento corretamente, é possível prolongar o seu tempo de uso. Além disso, outros cuidados e manutenção também garantem a conservação geral da cadeira:

  • evite exposição excessiva à chuva;
  • armazene a cadeira em locais secos e cobertos;
  • mantenha a limpeza da cadeira sempre em dia;
  • lubrifique as peças da cadeira regularmente.

Entendeu as diferenças entre os pneus para cadeira de rodas? Com essas informações fica mais fácil escolher o melhor pneu para sua cadeira e prolongar a vida útil do seu equipamento.

Se você deseja adquirir pneus de qualidade e das melhores marcas do mercado não deixe de conferir a Loja Ortopédica. Lá você encontrará diversas opções de pneus e outros acessórios para sua cadeira de rodas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-