Quais são os problemas causados pela má postura corporal?

3 minutos para ler

Uma posição confortável nem sempre significa que seja adequada para o nosso corpo. Isso se dá porque, quando sentamos de maneira incorreta, por exemplo, ela é agradável no começo, já que acomoda a estrutura corporal. No entanto, ao mesmo tempo, também força as articulações e provoca dores. Por isso, conhecer os problemas causados pela má postura corporal é muito importante para evitar lesões.

Assim, com algumas mudanças de hábitos no dia a dia é possível prestar atenção no modo como se movimenta, anda e senta, ajustando a postura de modo que a coluna fique em uma posição adequada.

Se você deseja saber quais são os problemas causados pela má postura, não perca o nosso post. Boa leitura!

Tenossinovite

Tenossinovite de De Quervain - Fix it

A tenossinovite é um dos problemas mais comuns decorrentes da má postura. Ela é caracterizada pela inflamação da sinóvia, um revestimento da bainha de proteção que cobre os tendões. Em casos mais avançados, provoca espasmos de dor, impedindo que o indivíduo segure um objeto leve, como um lápis.

Os principais sintomas incluem:

  • vermelhidão;
  • dor ao movimentar;
  • sensibilidade e dor ao redor das juntas;
  • inchaço;
  • movimentação limitada.

Para prevenir é importante evitar movimentos de repetição e configurar um local de trabalho ergonômico em frente ao computador. Caso os sintomas apareçam, é fundamental buscar ajuda médica.

LER/DORT

As doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (DORT) e a lesão por esforço repetitivo (LER) também são muito comuns. Esses problemas estão relacionados e se caracterizam por serem doenças provocadas por movimentos contínuos e repetitivos, que causam lesão e desgaste nos músculos, tendões e nervos.

O esforço exagerado e a má postura são as principais circunstâncias para o aparecimento de DORT e LER. Assim, uso excessivo de teclado e mouse e computador em uma posição errada, por exemplo, causam inflamações nos ombros, braços ou mãos, o que impede atividades cotidianas.

Para prevenir esses dois problemas, é importante manter uma postura adequada, fazer alongamentos periodicamente e realizar pausas durante o trabalho ou estudo.

Cifose torácica

Pilates na Hipercifose Torácica: como realizar o tratamento - Blog Pilates

A cifose torácica é o abaulamento das costas causado pelo aumento exagerado da curvatura dessa parte da coluna. Para compensar, cabeça, pescoço e ombros são projetados para frente, favorecendo o surgimento de lordose cervical. A deformidade se instala aos poucos e pode não causar sintomas.

Quando eles aparecem, os mais comuns são rigidez da coluna, fadiga e dor. Também conhecida como corcunda, enfraquecimento da musculatura, falta de condicionamento físico e postura inadequada são as principais causas desse tipo de deformidade.

Em relação à prevenção, é fundamental evitar o sedentarismo, manter a postura adequada e escolher com cuidado os tipos de calçado.

Fadiga

Cansaço excessivo pode ser sinal de doença grave, alertam especialistas -  Notícias - R7 Saúde

Além das dores, a má postura pode atingir articulações e músculos. Assim, a nossa capacidade para manter a concentração se compromete. Com a fadiga, falta motivação para que possamos exercer as nossas atividades diárias, prejudicando a produtividade.

Agora que você já conhece os principais problemas causados pela má postura corporal, lembre-se de mudar alguns hábitos para prevenir lesões e dores. Para isso, evite se debruçar sobre a mesa de trabalho, tente manter uma rotina de exercícios físicos e faça alongamentos com frequência.

Gostou deste post e quer saber mais? Então curta a nossa página do Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-