Saiba como escolher a melhor cadeira de banho

5 minutos para ler

Para quem possui mobilidade reduzida a escolha correta da cadeira de banho é de extrema importância. Além disso, também tem que tomar cuidado com o piso do banheiro e o box, para que não tenha dificuldades na hora de tomar banho.

Na hora de comprar a cadeira de banho tem que levar em consideração alguns itens importantes como o material usado, as rodas, os pneus, a praticidade do uso e qual é a cadeira adequada para cada pessoa. Veja seguir algumas características para te ajudar na hora de comprar a sua cadeira de banho: 

Material

As cadeiras mais comuns são as que são feitas de aço, plástico e alumínio, normalmente as de aço são as mais baratas, porém tem qualidade inferior e costumam enferrujar com o tempo.

Agora se você quer um produto com maior durabilidade a dica é comprar a de plástico ou de alumínio, já que essas não enferrujam e além disso as rodas com aro são feitas de nylon e não estragam com facilidade.

Rodas

Existem variações em relação aos tamanhos e posicionamentos das cadeiras de banho. Algumas cadeiras têm quatro rodas pequenas, enquanto outras têm duas rodas pequenas na frente e as rodas traseiras maiores.

Se você está em busca de praticidade, as cadeiras com quatro rodas pequenas são mais práticas,por outro lado, por não terem a roda grande, dificultam bastante a locomoção do cadeirante. Já quando as rodas traseiras são maiores e dá uma independência maior para a pessoa, facilitando sua locomoção, mas para isso é preciso um banheiro adaptado, pois ocupa um pouco mais de espaço.

Agora se você quer facilidade de locomoção e praticidade na hora de transportar ou guardar a cadeira, a dica é comprar as cadeiras que possuem as quatro rodas pequenas e também mais duas rodas traseiras maiores. 

Pneus

Os melhores pneus para a cadeira de banho são os pneus maciços. Apesar dos pneus infláveis não terem uma qualidade tão inferior, o lado negativo desse tipo de pneu é que ele esvazia muito rápido. Em alguns casos, a câmara de ar acaba ressecada por conta da exposição à água.

Então, se você tiver condição de adquirir uma cadeira de banho com pneu maciço é a melhor opção. Apesar de ter um custo maior, vale a pena o investimento, já que a cadeira vai ter uma durabilidade grande.

Tipos de cadeira de banho

  • Cadeira de banho higiênica com braços escamoteáveis: é uma das mais utilizadas, pois é confortável e tem a possibilidade de embutir os braços para ocupar menos espaço.
  • Cadeira higiênica ortopédica: tem os mesmo benefícios da anterior e ainda tem o encosto removível e o cinto de segurança padrão para tronco e pernas. Dessa forma, é indicado para pessoas com mobilidade reduzida provisória ou permanente.
  • Cadeira de banho higiênica para deficientes: Possui um tecido de fácil lavagem, durabilidade e promove retenção de cor, mesmo após muitas limpezas com apenas água e sabão neutro.
  • Cadeira de banho higiênica para obesos: Essa cadeira é um modelo que tem um desenho mais arredondado, possibilitando maior conforto ao paciente obeso.Isso porque, dependendo do nível de obesidade do paciente, a locomoção pelos ambientes da casa e a higiene ficarão comprometidas caso não exista um acompanhamento ou condições que facilitem esses processos.
  • Cadeira de banho PNE com encosto: A cadeira de banho para portadores de necessidades especiais (PNE) foi desenvolvida para garantir proteção durante a higienização, praticidade e autonomia aos que dependem desse aparelho.
  • Cadeira de banho sem caixa coletora: Feita de aço carbônico, é indicada para pessoas com incapacidade física, dificuldade de locomoção ou perda da coordenação motora fina. Após o uso, deve ser higienizada e mantida sem umidade para evitar a presença de fungos.
  • Banqueta para banho: Tem uma estrutura de alumínio, com assento de plástico reforçado. Suas sapatas são antiderrapantes, pois não têm rodinhas em seu desenho, mas aderem na maioria dos pisos de banheiro.

É importante saber quais características e tipos de cadeiras de rodas são mais adequadas para quem vai fazer o uso. Existem modelos confeccionados em diversos materiais e com funções distintas, o que interfere no valor das cadeiras de banho e no tempo de utilização. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de cadeiras e compará-las sempre que possível utilizando a relação custo-benefício.

Já sabe qual escolher? Se você deseja acertar em cheio ao adquirir sua cadeira de banho procure por uma empresa de referência no mercado, como a Loja Ortopédica. Somos especializados em suprir as necessidades de mobilidade e saúde de pessoas que se encontram em qualquer lugar do Brasil. Conte conosco!

Caso esteja em busca de artigos de acessibilidade, acesse a nossa loja virtual e conheça as opções que temos disponíveis para você!

Você também pode gostar

1 comentário em “Saiba como escolher a melhor cadeira de banho

  1. É muito importante para o cadeirante, que as cadeiras de banho, tem o suporte dos pés, escamoteável. Para os que tem os pés, com um pouco de força, facilita a transferência de cadeiras.

Deixe uma resposta

-