3 tipos de andadores para escolher o melhor para sua necessidade
Com ou sem rodas, dobrável, triangular e até com assento para descanso — existem diferentes tipos de andadores, cada qual com funcionalidades e diferenciais próprios. Logo, antes de escolher a solução de mobilidade que fará parte de sua rotina, é importante observar se ela é a ideal para você.
Muita gente relaciona o uso de andadores com as pessoas que chegaram à terceira idade. Mas o fato é que tais dispositivos podem ser utilizados por indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive crianças. Para quem tem problemas nos membros inferiores e considera adquirir o dispositivo, uma avaliação com o ortopedista é recomendada.
Neste post, saiba para quem os andadores são indicados e conheça 3 modelos e suas funcionalidades!
Para quem os andadores são recomendados?
Os andadores são indicados para quem tem dificuldades de locomoção. Em geral, eles são úteis para pessoas idosas, que devido à idade perdem a estabilidade ao andar ou ficar de pé. Além disso, são utilizados por indivíduos com lesões ou alguma deficiência nas pernas — sejam crianças ou adultos.
Outras situações em que o uso do andador pode ser necessário são as seguintes:
- diminuição da resistência muscular e força nas pernas;
- falta de coordenação motora;
- dificuldade para suportar o peso do próprio corpo;
- labirintite e outros distúrbios de equilíbrio.
Tais soluções proporcionam conforto, estabilidade e segurança no deslocamento, evitando quedas que poderiam levar a consequências graves. Por assegurarem a mobilidade, os diferentes tipos de andadores oferecem autonomia a quem precisa deles e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
Quais são os tipos de andadores?
Antes de adquirir um andador, é fundamental conhecer os modelos disponíveis para optar por aquele que atenda às suas necessidades. Se tiver alguma dúvida, peça a ajuda do seu ortopedista. Abaixo, apresentamos algumas alternativas e destacamos suas funcionalidades e seus diferenciais. Confira!
1. Dobrável fixo
Feito em alumínio anodizado e tubo de aço, o andador dobrável fixo com três barras é ideal para quem necessita de auxílio na locomoção. Medindo 0,46 metro de largura, 0,40 metro de profundidade e de 0,79 a 0,91 metro de altura, ele suporta até 130 quilos. A manopla e as conexões são confeccionadas em polipropileno.
2. Triangular com duas rodas
Dobrável e com estrutura em aço cromado, o andador triangular com rodas está entre os mais modernos, inovadores, práticos e funcionais do mercado. Sua altura é ajustável, variando de 79 a 94 centímetros. Ele é bastante recomendado para quem procura por conforto e deseja conquistar autonomia para se locomover.
3. Com quatro rodas (Freedom Walker Plus)
Os andadores Freedom Walker Plus com quatro rodas são indicados para quem busca por estabilidade e conforto ao se deslocar. Suportando até 113 quilos e disponíveis nos tamanhos P, M e G, tais soluções de mobilidade contam com altura ajustável, freios, assento para descanso e fechamento em X.
Trata-se de uma tecnologia assistiva, que pode ser empregada tanto em ambientes internos como externos. Porém, é importante consultar um profissional de saúde antes de adquirir o produto. Ele avaliará a necessidade de uso e prestará orientações para que seus deslocamentos sejam realizados de forma segura e eficiente.
E então, o que achou dos tipos de andadores apresentados? Algum modelo chamou sua atenção? Quesitos como conforto, segurança e praticidade são fundamentais para acertar na escolha. Além disso, lembre-se de que é importante optar por uma alternativa que atenda plenamente às suas demandas de mobilidade, a fim de garantir autonomia e independência em seus deslocamentos.
Se deseja conhecer outras opções de andadores, acesse já o site da Loja Ortopédica e escolha o modelo ideal para você!